x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 6.195

Contabilidade de Condominios

ANDRE VINICIUS

Andre Vinicius

Iniciante DIVISÃO 2, Corretor(a)
há 13 anos Sábado | 14 maio 2011 | 17:35

peço auxilio aos meus colegas universitarios, pois, estou as voltas com diversas ocorrencias no condominio, ou seja, verifiquei num exame que estou executando, que valores recebidos em um mes em dinheiro10-02-2010) atraves do caixa da adm do condominio, estão levando mais de 30 dias ou mais(10-03-2010) para serem depositados pelo sindico, inclusive em especie e cheques. ootrossim, tem diversas despesas como estacionamento de outubro de 2009 contabilizado em março 2010, diversos pagamentos sem quaisquer orçamentos(no minimo de 3, o razoavel) para execução de obras civis eou serviços de bombeiros hidraulicos, etc, e os mesmos não apresentam nf de serviço, ao final dos pagamentos? peço auxilio a quem possa me ajudar neste tipo de problema.

ANDRE VINICIUS

Andre Vinicius

Iniciante DIVISÃO 2, Corretor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 12:02

Prezada sra Heloisa Motoki,

Agradeço a sua sugestão, porem a situação que me encontro é meramente de analise contabil e operacional, não de encontro a capacidade de interpretação de legislação de condominio e sua aprovação. trabalho com analise de auditoria. e para esse fim, que estou analisando, e buscando o que exatamente usar para aferir a conduta e execução dos meus trabalhos e de que forma julgar contabilmente.

atenciosamente,

andre vinicius
tel. 9229-481

ANDRE VINICIUS

Andre Vinicius

Iniciante DIVISÃO 2, Corretor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 14:07

Prezada Sra Heloisa Motoki,

Ref.: Contabilidade de Condominios

Sim.
Estou auditando o mesmo, queria mais embassamento em minhas afirmações que constaram em relatorio e parecer,justamente para ter mais segurança em minhas afirmações sobre as ocorrencias encontradas e sugestões a apresentar.
Sou admcontador formado, já trabalhei na KMG, como auditor externo e prestava auxilio na Consultoria de Organização Administrativa. Posteriormente trabalhei em auditoria interna de sa white martins, cia sto amaro automoveis, casas sendas sa, etc.
=minhas duvidas são com relação a contabilização fora do regime de competencia, sob regime de caixa; e que devido a esta forma, incorre em diversos erros eou fraudes arbitrarias, como:
-recebimentos de moradores em dinheiro na adm, depositando 30 a 45 dias depois de recebido.
-diversas despesas de notas fiscais, contabilizados tambem com amis de 30 a 90 dias posteriormente a ocorrencia dos fatos.
-pagamento de boletos bancarios sem anexar as notas fiscais pertinentes, e muito menos as evidencias de licitações.

Atenciosamente,

Andre Vinicius

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 15:24

Andre
Boa tarde

Para justificar os erros de contabilização a referencia que vc deve dar são as Normas Brasileiras de contabilidade (NBC), combinado com as resoluções do IFRS publicadas pelo CPC e referenciar a RFB quando se tratar de documentos sem notas fiscais.

Por exemplo:

* Contabilização por competencia

RES CFC 1330/11
3. A escrituração contábil deve ser realizada com observância aos Princípios de Contabilidade.

RES CFC 282/10
Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.


Heloisa Motoki




ANDRE VINICIUS

Andre Vinicius

Iniciante DIVISÃO 2, Corretor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 18:00

prezada sra heloisa motoki,

agradeço sua orientação, realmente estou mais confiante e posso desenvolver mais meu trabalho.

atenciosamente,

andre vinicius

Ana Graziella

Ana Graziella

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 14:12

Boa Tarde

Se alguém puder me dar uma luz, agradeceria bastante.
Sou recém formada em Técnico de contabilidade e há 2 meses estagiando em um escritório no setor contábil.

A questão é :

Moro em um condomínio muito problemático. Síndico antigo que não fazia reuniões , nem apresentava relátórios, nem fazia melhorias. Há dois anos, finalmente o destituíram , e quando o novo assumiu, foram descobertas várias situações como : Débito com RFB de mais de R$ 50.000,00, elevador em mais de R$ 10.000,00, nº de funcionários muito alto para o nº de aptos, e a falta de documentos comprobatórios de recebimentos de cotas condominiais, etc.
Resumindo : Como não havia informações suficientes, o sindico novo, começou " do zero" , e a partir do 3º mês o saldo do caixa já estava negativo, e assim tem sido até o presente momento. O Contador contratado ficou responsável apenas pelos cálculos trabalhistas, enquanto o sindico encarregou-se dos balancetes. Ele agora pediu uma orientação e sinceramente, com o saldo de caixa negativo acumulado até o presente momento em mais de R$ 20.000,00 , não sei o que fazer. Além de dívidas anteriores, ele demitiu 3 funcionários e contraiu em préstimos para saldar outras obrigações. Os motivos para este saldos negativos são claros, mas Contabilmente , O QUE fazer ????

Agradeço as orientações que puderem dar.


Atte

Ana Graziella

Ana Graziella

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 16:00


Ola Jacimar ... Te agradeço a atenção.

Tenho lido bastante os sites que me indicou. Mas minha dúvida é : O que fazer com relação aos saldos negativos recorrentes do caixa ? Como apresentar isto aos condôminos ? Pergunto porquê ele quer que entre no conselho fiscal.

Agradeço a resposta !!!

Atte

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 20:02

Boa noite Ana Graziela.

Como o condominio está sem contabilidade o que voce deve ter em mãos é um livro caixa. Como bem sabemos não existe livro caixa negativo. O que voce devera fazer é compor os debitos existentes com bancos, fornecedores, etc. e apresentar o resultado aos condominos.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Jacimar Luiz Lirio

Jacimar Luiz Lirio

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 21:01

Ana
É como o Carlos Alberto falou, vocês tem de levantar todos os débitos do Condominio e passar esta informação o mais rápido possível aos condôminos, uma vez que vocês terão que decidir como será feita a recomposicao de caixa para pagamento destas dividas. Não esqueça de levantar também a parte trabalhista. Enfim abrir o jogo com os condôminos.p

Ana Graziella

Ana Graziella

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 18:32

Boa Tarde colegas


Volto com a seguinte dúvida:

Sindico em questão tem pago as obrigações do condomínio sistemáticamente. Como ele próprio fazia o balancete, não incluía nas despesas, as obrigações de pgto dos empréstimos que fez, nem as parcelas das obrigações em atraso, quer dizer : só dava baixa mês a mês de uma obrigação de pgto parcelada em 10 vezes, etc, ficando assim o balancete com o saldo negativo apenas dentro do mês. Ele não migrava o saldo devedor acumulado para o mês seguinte.

Como entrei no conselho fiscal, não estou querendo assinar um balancete que sei que está contabilmente incorreto, apesar de saber que estas obrigações estão sendo quitadas.

Pergunto mais uma vez : O que fazer com o saldo de caixa acumulado negativo ?? Qual a orientação que repasso para ele ?

Agradeço quem puder me elucidas estas dúvidas !!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 08:45

Ana, bom dia


Não existe contabilidade com saldo negativo, de algum lugar veio o valor e não esta sendo registrado na contabilidade.

Considerando que já é sabido que falta informações a serem apuradas, sugiro que faça a correção das mesmas para que a contabilidade traga as informações mais próximas a realidade.


Heloisa Motoki


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.