x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 13.875

NOtas Explicativas

ELTON HENRIQUE GATTERMANN

Elton Henrique Gattermann

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 08:21

NOtas Explicativas para PMEs.

Alguém saberia informar como iniciar as notas explicativas baseado nas novas normas da contabildiade IFRS para as PMEs conofmre determinaçao do CPC e CFC para esta empresas.
Sei que temos que citar que é o primeiro ano, e coforme tal lei, é isto que não conseguimos adequar. Depois a questão das depreciação e outros por menores conseguimos citar os topicos. O que nos temos debatido é este inicio onde se cita as leis por estarmos fechando as PMEs.
Notas explicativas de grandes empresas conseguimos mas elas não são adequadas para as PMES.

MARIA ELIZANGELA DANTAS DA SILVA

Maria Elizangela Dantas da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 09:13

Bom dia, preciso de uma orientação de voçes, Trabalhamos com uma empresa, uma transportadora e tem como o ramo de atividade transporte rodoviario de cargas, exceto produtos perigosos, como ela não recolhe o iss/qn imposto sobre prestação de serviços a prefeitura de goias exigiu uma declaração, falando que ela não tem incidencia, a mesma é do regime do presumido, gostaria de uma luz de voces, como que eu vou fazer essa declaração.

Aguardo. Obridado.

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 13:41

Boa Tarde!

estou em processo de finalizar as demonstrações, porém não sei onde encaixar as notas explicativas :

1) é obrigatório colocá-las no livro diário ? devem estar após a DFC ?

2) se nao for obrigatória, devem ser registradas na JUCESP ?


A obrigatoriedade é de que estejam onde ?


Muito obrigada !

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 17:01

Olá Luana, muito obrigada por responder !

poderia ainda me ajudar ?

Poderia ser assim ?:

termo abertura
Diário
Balancete (pode ser um acum de jan a dez, ou deve ser um p/cada mes,d eve ser antes do encerramento das despesas ?)
Balanço
DRE
DMPL ( posso fazer só DMPL ao invés da DLPA ?
Notas explicativas
Plano de contas
Termo de encerramento



super obrigada


Luana Ushizima

Luana Ushizima

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 10:44

Oi Cleusa,

o balancete, pode sim ser anual, desde que a empresa seja optante pelo simples nacional. Case seja lucro presumido ou lucro real trimestral, os balancetes deverão ser trimestrais.

"A DLPA é obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas, conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99)." www.portaldecontabilidade.com.br

"A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração." http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstmutapl.htm


Espero que te ajude ;)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.