x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 5.557

Calculo PIS COFINS - Subst. Tributaria

MARIO ANTONIO DE ANDRADE PAGNOZZI

Mario Antonio de Andrade Pagnozzi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 10:22

Bom dia a todos.
Sou novo no forum. Estou no desenvolvimento de um software e preciso saber sobre assuntos de impostos. O modulo é para NF-e. As dúvidas são as seguintes:

1 - como calcular, se é que tem alguma formula o PIS e COFINS com base em suas respectivas CST?
2 - Como saber se o PIS e COFINS é por substituição tributária? O usuário deve informar no cadastro do produto ou nos dados da empresa? visto que a empresa pode vender vários produtos, pode existir caso da empresa ter produtos por ST e produtos que não seja Substituição tributária?

Obrigado até o presente momento.

Mário

JOSÉ CARLOS DA SILVA

José Carlos da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 23:54

Boa Noite.
Caros amigos, peço ajuda para esclarecimento da seguintes dúvidas:
Assunto.
Receita sobre venda de cigarros no varejo ao consumidor final:
Um estabelecimento Café e Bar , inscrito no Simples Nacional, tem seu faturamento bruto nas vendas de bebidas e outros, o valor mensal de R$4.000,00 (quatro mil reais). Até aqui eu consigo entender como gerar o tributo no simples nacional, pois nossa tabela é de 4% sobre o montante. Lobo pagarei de DAS R$160,00 no mês da ocorrência. Porem caros amigos, nesse mesmo mês eu comprei R$8.000,00 (oito mil reais) em cigarros e eles foram todos vendidos, dando-me uma margem de lucro no valor aproximado de R$400,00 (quatrocentos reais).
A minha pergunta é: quais os valores que devo usar para gerar o impostos DAS., usarei o somatório das vendas de bebidas R$4.000,00 mais o valor do lucro das vendas do cigarros que é R$400,00?
EX: 4.000,00 + 400,00 = 4.400,00 * resultado valor do DAS. 4.400,00 x 4% = R$ 192,00
Ou terei que considerar que o faturamento Bruto dos cigarros é de R$8.400,00?
EX: do faturamento bruto no mês:
Vendas bebidas + cigarros= 4.000,00 + 8.400,00= R$ 12.400,00 , Das., = R$ 496,00
Qual o valor bruto a considerar? R$4.400,00 ou R$12.400,00
Desde já o meu muito obrigado.
José Carlos


JOSÉ CARLOS DA SILVA

José Carlos da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 17:38

Boa tarde.
Caros amigos, eu ainda estou aprendendo a compreender a informática,
eu postei uma mensagem na Quinta-Feira, 19 de maio , porem todos os dias recebo e-mail , vou até o site , mas não tenho resposta sobre o assunto indagado. Será que há alguma dicas sobre o assunto na pagina e eu não estou percebendo?
Desde já obrigado...
José Carlos

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 12 junho 2011 | 00:52

Bom dia, prezadas Izilda Ferreira da Silva e Jaqueline Tosze De Biasi


Esta sala é destinada a dirimir dúvidas referentes a lançamentos e demonstrações contábeis, e não para debater conceitos de tributos da esfera federal, o que por lógica deveria ser tratado na sala de "legislação federal"

Frente ao exposto, indico-lhes três opções:

1 - Consultar as postagens do Fórum Contábeis (fazer pesquisa)

2 - Consultar o site da Receita Federal (https://www.receita.fazenda.gov.br)

3 - Postar as dúvidas na sala adequada (que indiquei acima)


Obrigado pela compreensão

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 12 junho 2011 | 01:11

Bom dia, Sr. Mario Antonio De Andrade Pagnozzi


Este site é um portal de debates direcionado aos profissionais da área contábil, e não um tópico de orkut onde quando pretendemos manter em evidência certo assunto apenas fazemos postagens sucessivas com a palavra "up", para que ele sempre seja o primeiro da lista.

De acordo com o parágrafo anterior, também não somos serviço de consultoria virtual gratuita, para que a resposta de certa forma seja cobrada desta maneira, postando "up" para se manter no primeiro da lista e aumentar as chances de alguém se propor a oferecer uma resposta conclusiva.

Como V. Sa. é um analista de sistemas (conforme perfil), logicamente desenvolve e aluga sistemas (e também cobra mensalidades de eventuais clientes) com estes propósitos, recomendo-lhe entrar em contato pessoal com algum outro profissional atuante no ramo.


Reflita

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 12 junho 2011 | 01:33

Bom dia, prezado José Carlos da Silva


Em primeiro lugar, esta sala é destinada a debater assuntos referentes à contabilidade geral e científica em si, e não esclarecer dúvidas sobre tributos da esfera federal (no seu caso, o Simples Nacional, de acordo com a Lei Complementar 123/2006), cuja sala adequada seria a de legislção federal.

Por conseguinte, também não somos consultores virtuais gratuitos - e nem obrigados - a oferecer alguma resposta porque todos por aqui interagem voluntariamente e de acordo com o tempo disponível.

Em seu perfil (visível neste momento) consta que V. Sa. é auxiliar de contabilidade, e em outra postagem alega que é aprendiz de informática.

Nada obstante; no caso de ser auxiliar de contabilidade recomendo-lhe inicialmente consultar os arquivos do fórum contábeis (no caso de pretender se esclarecer sozinho) e, se necessário for, solicitar orientações ao seu (sua) superior(a) imediato(a) para demonstrar que tem iniciativa no intuito de dominar o tema contábil-tributário (e se valorizar como funcionário), e se for um programador, seria prudente contratar um consultor contábil.

Enfim, é importante citar que pelo menos 95% destes assuntos já foram debatidos e plenamente esclarecidos por aqui.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
charlene guedes alves

Charlene Guedes Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 11:15

amigos tenho uma duvida a respeito da dacon e dctf
no mes de março a empresa teve credito de pis e cofins de 9.000,00 e debito no mes de abril de 7.000,00 reais informei na dacon do mes de abril exemplo o credito do mes anterior e ficou um credito remanescente de 2000,00 a pergunta é na dctf como informar o valor do debito se o credito era maior doque o debito a dcft não precisa informar

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 14:19

Boa tarde, Charlene Guedes Alves


Recomendo-lhe colher estas informações na sala de "Legislação Federal", pois esta sala é destinada a debater assuntos da contabilidade em si, e não das obrigações acessórias.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.