x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.720

lancamento contábil nota fiscal

ROSANGELA CRISTINA CARVALHO FONSECA

Rosangela Cristina Carvalho Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 14:47

tenho duvida, como lançar no contábil nota fiscal de saida

D-
C-

1-remessa de ativo cfop 5554
2-demonstração cfop 6912
3-teste de natureza cfop 5101
4-notas canceladas
5-retorno de mercadoria ou bem remetido cfop 2313
6-simples remessa cfop 6949
7-devolução remessa para industrialização cfop 5902
8-nota fiscal complementar cfop 6101
9-outras entradas cfop 1949

obrigada de verdade Rosangela Cristina !

FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 00:46

Davi,

o lançamento que informastes, na prática é de pagamentos de despesas, fornecedores. Cuidado com os valores lançados no caixa ou banco, pois numa fiscalização essas contas são muitos visáveis, a classificação dos atos contábeis devem ser realizados levando em conta o fato que o geraram e alem de usar-se dos princípios contábeis neste caso o da prudência.

Rosangela,

A maioria dessas contas se você averiguar eles usam-se de bens do ativo, seja ele estoque ou imobilizado ou mesmos bens de pequeno valor (despesas).

A exemplo Remessa pra conserto.

sendo bem imobilizado, e este bem deve esta escriturado na contabilidade, na pratica nem todas as movimentações que não alteram o resultado da empresa ou mesmo o saldo final do balanço atos apenas para atender ao fisco para que o bem transita com nota fiscal, seria irrelevante o registro do mesmo na contabilidade, por ventura prudente caso seu contador concorde, você identifica a conta contábil que o bem esta escriturado posterior lança a credito o valor pelo qual encontrastes registrado e em contrapartida debita conta bens pra conserto (ativo).

Pelo retorno desse bem a empresa você só realiza o lançamento o inverso.

Cabe salientar também que quando você registra um bem de pequeno valor (despesa)na contabilidade em um exercício anterior ao atual o mesmo já fora "realizado" (baixado) pelo o encerramento do exercício e por ventura a informação acima só valerá para bens do ativo com registro na contabilidade.

Outra, no caso esteja tratando-se de mercadorias, e bem de estoque sim deve ser registrado pois o mesmo alterará pela entrada e saída, cabendo você classificar na conta correspondente a credito quando na saída e a debito pela entrada.

Outra, os bens que sofrem valorização ou desvalorização devem estar atualizados de acordo com o CPC que trada da atualização de bens do ativo ao valor atual,e pelo valor do bem depreciado.

Em persistencia a duvida, consulte ao contador responsável ou uma pessoa mais experiente para que ele mesmo possa auxiliar. Acredito que o mesmo irá lhe orientar quais dessas operações acima devem ser escrituradas e as que foram escrituradas Notas fiscais apenas pra atender ao fisco .


Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.