x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 3.955

laurineia gonçalves de queiroz

Laurineia Gonçalves de Queiroz

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 10:45

Oi bom dia meu nome é laurineia
estou precisando fazer um laçamento com o seguinte dados:
A empresa contratou emprestimo no valor de R$25.000,00, c/juros pré-fixados 1,5% ao mes. vigencia 15/05/2011, v/15/11/2012 contabilizar e ajustar o contrato em 31/05.
por favor me ajude fazer os laçamentos desses dados
obrigada
laurineia

SUSANA APARECIDA AMBRÓZIO SAMPAIO

Susana Aparecida Ambrózio Sampaio

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 14:05

BOa tarde!

FATO OCORRIDO EM UMA EMPRESA DO REGIME SIMPLES

Em um boleto de aluguel que traga no rodapé a informação:

Receber até o dia 10/12/2010 o valor de R$ 14.143,78
receber após o dia 10/12/2010 o valor de R$ 15.893,78

diferença de R$ 1.750,00

O cliente pagou em atraso, portanto gerou guia de 15.893,78
No campo de detalhamento dos valores que compõe o valor total a ser pago, o valor de 1.750,00 veio destacado como MULTA

Na contabilidade essa multa é considerada como despesa financeira dedutível ou despesa administrativa indedutível.

Grata.

Susana Sampaio

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 14:36

Boa Tarde, Suzana


Se é sua empresa que recebeu, é Receita não Despesa. Sendo assim pode ser Receitas Financeiras "Juros de Mora". Ou se eu estiver interpretando mal, e a sua empresa que está pagando o juros, ai sim é Depesas Financeiras "Juros de Mora".

Kelly Soares

Kelly Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 11:45

Bom Dia, tenho uma dúvida que pode ser considerada primária por muitos, mas caí de pára-quedas na contabilidade e tenho muitas dúvidas, principalmente em relação a contabilização de extrato bancário. Qual a forma correta de contabilizar os recebimentos? Estou fazendo da seguinte forma:

D=Banco R$ 15.000,00 (exemplo) (histórico: Títulos recebidos cf extrato bancário......)

C= Cliente A R$ 5.000,00 (recebimento de nf .....)
C= Cliente B R$ 5.000,00
C= Cliente C R$ 5.000,00

é a forma correta ou tenho que lançar um débito e um crédito para cada cliente diferente?
Aliás se alguém puder me indicar um bom curso em São Paulo nessa área eu agradeço, faço faculdade mas até que eu vá aprender algo útil vai demorar....

Obrigada!!!!

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 10:14

Cara Keli,


Depende, se o recibemento no banco realmente foi o R$ 15.000,00, pode ser feito da forma que você demonstrou.

Obs: Um razão por conta de uma conta bancária deve representar copia idêntica ao extrato bancário.

Juliana Silva

Juliana Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 07:21

Bom dia!

Numa fabrica que cuido, para os funcionarios que nao faltam durante o mes, a empresa da R$50,00 num cartão, tipo cartão alimentação, esse valor nao passa em folha de pagamento, ate mesmo pra não se caracterizar a habitualidade, é tudo pago por fora, a boleta do cartão chega e o pagamento dela tbm é por fora, minha duvida é a seguinte, gostaria de estar contabilizando essa boleta deste cartão, será q eu poderia abrir uma conta de despesa e fazer esse lançamento, continuando o mesmo processo de nao se pagar os R$50,00 atraves da folha de pagamento para cada funcionário?


Att

Juliana T.

Kelly Soares

Kelly Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 09:35

Bom Dia Eder, obrigada pelo retorno!!!
estou fazendo a contabilidade desta empresa desde 2007, que não era feito absolutamente nada, então imagina só a bagunça, os saldos dos lançamentos que faço batem com o saldo do banco, acontece que muitas receitas e muitos pagamentos não tem comprovação, no caso dos pagamentos posso lançar como "despesas diversas"? qual a melhor forma de justificar os recebimentos, são feitos muitos depósitos na conta e a empresa não tem caixa e nem contas á receber.

Att,

Keli

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 17:16

Boa Tarde Jorge,


Apriore, parcelamento é lançado como obrigação.


Más como sua pergunta não apresentou nenhuma particularidade, vale a pena ressalvar que você deve observar se existe juros, pre ou pós fixados, esse sim é diferente na hora de fazer o lançamento.


Qualquer coisa se estiver dificudade em juros, coloca sua dúvida que tetamos sanala.

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 17:23

Boa Tarde Keli,


É o seguinte, entende-se que, caso a empresa não tenha nada a receber e está recebendo, deve ser movimentação dos sócios ou seja o sócio está colocando recurso na empresa, portanto sendo neste caso você pode criar uma conta no Passivo, Passivo não Circulante, Débitos com pessoas ligadas, e abrir uma conta analitica em nome do sócio. (considerando como se empréstimo fosse). Agora no caso de pagamentos sem dívidas a pagar, você não pode considerar "Despesas Diversas" pois você não têm documento para comprovar. Umas das formas seria a seguinte: Se o crédito no extrato bancário for antes desses pagamentos, pode ser considerado como se pagamento fosse aos sócios (pagamento de empréstimo) caso o valor exceda o saldo do empréstimo, e o valor for destinado ao sócio e não haver lucro a distribuir, deve ser tributado esse valor na fonte, como se redimento fosse ao sócio.

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 13:54

Boa Tarde Keli,


Disponho, Se estiver dentro do meu conhecimento posso te responder.

NOTA DA MODERAÇÃO:
Mensagem editada por conter oferecimento de ajuda por e-mail, procedimento contrário às Regras do Forum

JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 08:35

Contabilizando um extrato bancário de um cliente, existem alguns débitos no banco que estão em nome dos sócios, porém eles não fazem retirada de Pro-Labore, simplesmente retiraram esse valor do banco para uso deles o que não é o correto logicamente, mas agora feito o erro como e onde poderia lançar esses débitos?

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 08:56

Prezado José,

Já que os sócios não retiram pró-labore. Sugiro que você coloque tal valor como empréstimo aos sócios e informe ao contador que aconteceu tal situação e necessita ser feito um contrato de empréstimo à sócios.

Outra opção que é utilizada (MAIS É ERRADO) é colocar tais valores como adiantamento de distribuição de lucro. Mais como uma empresa pode distribuir lucros se ainda não encerrou o exercício, portanto, não tem certeza que o resultado será positivo, e ainda mais, positivo em saldo suficiente para tal distribuição.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.