x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.444

Balanço (Fictício)

João Gomes dos Anjos Filho

João Gomes dos Anjos Filho

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sábado | 21 maio 2011 | 10:23

Bom dia a todos deste magnífico FORUM.

Me desculpem por esta postando sobre um assunto que não deveria existir no no nosso meio (CONTÁBIL), pois da veracidade de nossas informações dependem decisões de Terceiros:(Clientes, Empresários e Governos, etc).
O assunto ao qual tenho uma grande dúvida é de como uma Pessoa que recebe um Balanço para análise, pode ter a certeza de que aquelas informações contidas no mesmo são verídicas, visto que, quem recebe o balanço não tem acesso as informações que gerou o mesmo.


Um ótimo final de semana a todos!!!!!!

João Gomes.

Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sábado | 21 maio 2011 | 18:40

O contador é profissional que garante a veracidade das informações contidas nos demonstrativos contábeis. Ele é quem assina assumido toda a responsabilidade pelos dados alí contidos. O contador é um profissional idôneo, e que, é claro tem credibilidade.
A ética deve ser a premissa básica para o profissional da contabilidade na hora de assinar um demonstrativos contábil. E quem recebe um demonstrativo contábil assinado por um profissional da contabilidade jamais questionará se as informações não são veridicas.

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 17:35

Além do que o Jeremias disse, em geral, pede-se mais do que o balanço. Alguns bancos vem pedindo os três últimos balanços e as três últimas demosntração de fluxo de caixa. Pede-se também o faturamento fiscal. Internamente os bancos comparam com padrões (eleborados em bases estatisticas, econôminicas e sociais/setoriais). As empresas antes de liberar seu pedidos de compra também analisam seus clientes mais ou menos da mesma forma. Quem conhece a "grandeza dos números" envolvidos e está habituado a eles logo perceberia qualquer discrepância.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.