x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.740

Como escriturar uma empresa q não tem faturamento

Marluce de Souza Silva

Marluce de Souza Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 12:35

Preciso saber como proceder para contabilizar/ legalizar tributos de uma empresa que se encontra na seguinte condição: Loja e Pet Shop aberta desde 2009, que efetua compra de mercadorias mediante Nota Fiscal, mas desde a data de abertura não emite nota de saida (e nem solictou o talão na Sefaz), e também não emitiu notas de serviços (banhos e tosas). Como posso resolver esse problema?

Malu Silva
Contadora
Campo Grande/MS
Edemilson V. Constancio

Edemilson V. Constancio

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 16:11

Prezada

Entendo que vc tem 2 opções:
A extremamente conservadora que seria pedir blocos de notas e emitir notas desde 2009; ou

emitir blocos de notas agora e começar a emitir daqui pra frente, claro que se a fiscalização pegar não terá muita alternativa a não ser rezar.

Tenho uma na mesma situação e resolvi amitir daqui pra frente, claro que com o consentimento por escrito do empresário, pois não posso me responsabilizar em anos anteriores, assumi agora e faço o correto daqui pra frente.

Abraços

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 16:30

Boa tarde Marluce

Já pra sua contabilidade, a opção 1 do Edmilson é a melhor: Emitir notas retroativas.

Qualquer critério que seje utilizado, com a excessão do mencionado acima, para justificar as entradas do dinheiro que pagam as contas fere os principios contábeis e fiscais.

Muita gente opta por lançar como se o sócio tivesse emprestado a grana para pagar a as contas da empresa. Eu particularmente, não gosto de fazer isto.

Marluce de Souza Silva

Marluce de Souza Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 17:39

Boa tarde, Agradeço as informações efetuadas pelos caros colegas. E, já aproveito para efetuar mais um questionamento: Caso opte por fazer retroativo, saberiam me informar quais os impactos sofirdos pela empresa? Sendo ela optante do Simples, acarretaria apenas juros e multas quantos a tributação e posterior retificação das DASN 2009 e 2010? e tem amis um agravante a IE foi cancelada em 10/2010.

Atenciosamente
Malu

Malu Silva
Contadora
Campo Grande/MS
Edemilson V. Constancio

Edemilson V. Constancio

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 18:02

Prezada

Quanto a SRF penso que só Juros, multa e claro multa na falta de entrega de DASN
Quanto a IE seria interessante vc ver junto a fiscalização Estadual e quem sabe pedir autorização
OBS: Não esqueça de fazer tbm a retirada de prólabore ao sócio e assim calcular INSS.
Se teve faturamento alguém teve que trabalhar....

SantiagoLapuinka

Santiagolapuinka

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 20:59

Se a empresa tinha uma assessoria contábil na época seria obrigação da contabilidade informar ao empresário para emissão das notas...pelo menos para suprir "despesas fixa" da empresa. Agora terá que emitir as notas desde o começo, gerar os imposto e enviar as informação para suas respectivas repartições e pagar todas as multas!!!!!

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 21:32

srta. marluce
seguindo pelos conceitos éticos, morais e óbvio fiscais seu cliente está prejudicado em todos os aspéctos, tenho um caso semelhante aqui em são paulo porém os proprietários da empresa estão arcando com todas despesas pelo fato do seu ex contador ter feito um erro seguido de outro., faça uma pré auditoria veja se o cliente tem um contrato de prestação de serviços com quem abriu a empresa dele, e faça quê o mesmo pague as multas etc

é lamentável um ser ter a carteira de contador e cometer tais barbarie

ahh... não sou contador mas amo á aréa contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.