x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 12.033

Demontração do fluxo de caixa

LAIS MOLON

Lais Molon

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 16:59

Boa tarde,
Estou tentando elaborar uma DFC, porém estou com muitas dificuldades, por mais que leio mais fico sem entender, alguém tem alguma planilha de fácil prenchimento para elaboração da mesma?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 10:49

Bom dia, Lais Molon


Estou tentando elaborar uma DFC, porém estou com muitas dificuldades, por mais que leio mais fico sem entender, alguém tem alguma planilha de fácil prenchimento para elaboração da mesma?

Pessoalmente entendo que pelo menos por enquanto não há alguma planilha que possa solucionar este problemas porque a Demonstração de Fluxos de Caixa, conforme o próprio nome indica, destina-se a, pelos métodos Direto ou Indireto, identificar como se comportou não só o caixa (dinheiro em espécie), como também todos os recursos monetários da empresa, durante certo período.

Analisando tal tema de forma mais acurada, visto que tal demonstração é composta por intermédio de cálculos a partir dos saldos contábeis para apurar os valores de recursos movimentados, e como cada profissional compõe seu plano de contas e efetua seus serviços contábeis de acordo com as particularidades de cada empresa, conclui-se que é muito difícil haver a aludida planilha porque como cada contabilista imprime sua filosofia no desenvolvimento dos trabalhos contábeis ao longo dos exercícios, provavelmente a metodologia de apuração destes valores estabelecida por um profissional de um não será útil para outro.

Em anexo a este tópico coloquei um estudo simplório de minha autoria, o que de certa forma pode aperfeiçoar seu ponto de vista sobre este desafio. Baixe o arquivo e o analise.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 12:00

Bom dia, grande Oscar Gomes Oliveira Neto


Apenas com seu agradecimento sincero sinto-me compensado por estes esforços. Gosto muito de dividir com os outros o pouco que sei fazer.

Considerando que este "novo" tipo de demonstração causou dúvidas em geral, preferi criar um roteiro simples e com base em fatos já conhecidos para que todos possam detalhadamente analisar o fluxo dos recursos pelas disponibilidades da empresa.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
EMERSON BERNARDO SILVA DE MORAES

Emerson Bernardo Silva de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 17:36

Boa tarde. Também tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos colegas.
Tenho dúvida sobre onde inserir determinados valores no fluxo de caixa :

- Compra de terreno (Atividades de financiamento ou atividades de investimento) ?
- Pagamento de leasing - (ônibus) (Atividades de financiamento ou atividades de investimento ) ?
- Venda de Ativo permanente (ônbus) (Atividade de financiamento ou atividade de investimento)?

O fluxo de caixa seria de uma empresa de ônibus.

Agradeço a colaboração.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 07:33

Bom dia, M. Cristina


Analisando as postagens logo acima percebe-se que o debate neste tópico é sobre a confecção de uma DFC, propriamente dita.

Para tratar de assuntos da ECD (sua dúvida) é viável participar da sala "Tecnologia Contábil".


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.