x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 62.982

Compra Ativo Imobilizado com entrega futura.

EVERTON

Everton

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 13:34

Tenho um cliente que efetuou compra de imobilizado.
Porém, a compra do imobilizado ocorreu da seguinte maneira:

1 - Emissão de Nota fiscal de entrada no código fiscal de operações 5.922 Venda para entrega futura simples faturamento, logo entrada no código 1.922 Compra entrega futura simples faturamento.
2 - Entrada do imobilizado através de nota fiscal no código fiscal de operações 5.117, Compra originada de entrega futura, logo entrada no código 1.551 Compra Ativo Imobilizado.

Estou em dúvida referente a contabilização da 1ª situação, devo lançar a nota de entrada cfop 5.922 no ativo circulante, outros créditos ou ativo não-circulante, imobilizado a receber, ou algo assim?

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 21:53

Boa Noite Everton,


Como a mercadoria ainda não foi entregue, contabilmente você registra no subgrupo de "Adiantamentos a Fornecedor". A nota na primeira operação você deve consultar a legislação do seu Estado para verificar a obrigatoriedade de escriturar ou não no livro "FISCAL (SPEED)".

Leonardo Silva

Leonardo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 12:48

Bom dia!

Estou com problema na contabilização de compra de ativo imobilizado para entrega futuras.
Estaria correto este lançamento.

D - Estoque - (AC)
D - ICMS a recuperar S/ Ativo Imobilizado - (AC)
C - Estoque - (AC)
C - Ativo Imobilizado - (AC)

Contador Leonardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.