x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.690

DIPJ 2011 lei rouanet

Amália Petronilio

Amália Petronilio

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente
há 13 anos Sábado | 11 junho 2011 | 12:32

DIPJ 2011

Bom dia.

Preciso de ajuda para fazer o seguinte lançamento.

empresa optante pelo lucro reaL.
Como faço para lançar incentivos a lei rouanet e compensação de prejuizos de periodos anteriores.
cheguei a fazer o lançamento, mas quando lanço lei rouanet como despesa operacional e depois como parcela não dedutivel. Esse valor é acrescentado ao lucro, então, o valor da contribuição não bate.
Já no caso de compensação de prejuizos se eu não lanço a lei a rouanet, a contribuição bate, mas aparece um aviso de que o valor da compensação é maior que os 30% permitido.

Alguém poderia me orientar por gentileza.

Grata.

Emerson de Andrade Miranda

Emerson de Andrade Miranda

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 18:26

Amália,

Essa Lei Rouanet eu não conheço mas pelo que estou entendendo trata-se de um incentivo fiscal, então deve-se analisar as características dele na Lei que o instituiu, se o benefício deve ser considerado receita de subvenção para reservas ou outro caso qualquer. Já o lançamento de compensação dos 30% de prejuízos anteriores não deve ser feito, esse é um controle a parte que só aparecerá no LALUR, não tem de fazer nenhum lançamento na contabilidade.

Espero ter ajudado.

"Vida com honra, esse é o lema".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.