x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.734

Microempresa distribuição de lucros/imposto

Amanda Reis

Amanda Reis

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 17:14

Há cerca de dois dias venho realizando buscas no fórum e procurando a resposta para minha pergunta, porém não encontrei.

Tenho uma microempresa, e pelo que eu entendo por ser a única dona, ou seja empresaria individual poderia retirar o dinheiro ganho nesta microempresa que presta serviços e gastar como quiser afinal os bens da empresa e meu "são os mesmos"

Porém minha contadora informou que se eu quiser gastar o dinheiro recebido posso gastar apenas o lucro, e se eu quiser gastar mais teria que aumentar meu pro-labore e pagar IRPF.

Vamos há um exemplo:
Ganho 10.000 reais
Tenho de despesas 2.000 reais.
Sobrou de lucro: 8.000

Sendo assim pegaria os R$8.000 x 32%( distribuição de lucro)
Teria R$2560 de lucro distribuído livre de impostos.
Sobrou na empresa R$5440. Esse valor que sobrou se quiser tirar ele de lá para gastar terei que pagar IPPF?

Já se eu falei bobeira aqui e é totalmente diferente por favor me expliquem.

Obrigada desde já.


Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 09:08

Amanda
Bom dia


Primeiramente na contabilidade os bens da empresa e dos socios não confundem, o que vc fatura pela empresa pertence a ela até que seja feita a retirada para vc na forma de pro labore ou lucro.

O pro labore é o salario que a empresa te paga pelo serviço que vc presta a ela e com ele vc tb contribui para o INSS, é comum os socios retirarem o salario minimo ou o maximo da tabela de contribuição.

O saldo é retirado como lucro (isento de impostos), mas para isso a empresa deve estar regular com seus impostos sobre faturamento.

O calculo do lucro no caso de empresas do simples pode ser feito considerando, de forma geral, o faturamento reduzindo o percentual que o governo considera de base e os impostos OU atraves da escrituração contabil (receita - despesas = lucro).

Mesmo que vc defina um pro labore mais alto a empresa precisa ter capacidade de pagamento, ou seja, não adianta vc ter um alto prolabore se a empresa não tiver receitas e caixa para pagar seus impostos e a divida com os socios.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Amanda Reis

Amanda Reis

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 21:54

Obrigada Heloisa Motoki pela ajuda em esclarecer minha duvida. Eu atualmente tenho pro labore de 1 salario.

Vamos verificar se entendi.

Caso tenha a escrituração contábil, após fazer o procedimento (receita - despesas) o que sobrar pode ser lançado como lucro isento de impostos?

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 09:12

Bom Dia!

Trabalho numa empresa que tem três sócios e eles fizeram em retiradas 2011 , mas em out e nov-2011 eles deixaram de pagar os impostos, sei que naõ pode haver retiradas por conta desses impostos atrasados, e agora o que posso fazer com essas retiradas?

Atenciosamente,
Jacqueline Lino

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 17:05

Jacqueline
Boa tarde


Normalmente qdo não é possivel fazer a retirada e os socios o fazem os lançamentos são classificados como emprestimos no ativo, lembrando que tais emprestimos passam a ter a incidencia do IOF.

É importante alertar a empresa a regularizar os impostos para que seja feita a distribuição de lucros, pois cada vez mais a RFB esta de olho na regularidade das retiradas, as empreas hj precisam informar na DIRF, na DIPJ/DASN, as pessoas fisicas precisam informar de forma analitica.. com muita informação para cruzar, todo cuidado é pouco.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.