x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 2.352

Ativo fixo Mineração

Thiago Lucena

Thiago Lucena

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 11:55

Alex Bom dia,

Eu estou em uma mineradora e trababalhando na gestão do imobilizado,qual era o critério de imobilização de um bem? tinha um valor?vc imobilizavam tudo? tem muitas casas que a minha tem para funcionários e ai ela compra beliches e outras coisas de casa.
Na minha opinião não deveria utilizando um embasamento de ser inferior a 326,00 e que tb para a empresa é um valor muito pequeno pra ser imobilizado(Valor irrelevante) porem mesmo sendo inferior a esse valor é necessário um controle para as pessoas saberem que a empresa controla os seus bens.

Como era avaliado isso la?

Obrigado

alex morozesk almeida

Alex Morozesk Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 12:12

Thiago,

o critério de imobilização de um bem era feito mediante ao grau de relevancia desse bem para a empresa conforme a atividade.

o que poderá te ajudar que nos usamos lá foi uma divisao por grupo baseado nas ultimas compras... olhamos o que tinha baixa rotatividade e separamos em grupos e passamos a imobilizar.

Peças e componentes
Ex. peças e componentes de baixa rotatividade que prolongando a vida util do equipamento era contabilizada e integralizava ao ativo. (motor, placas e outros)

Equipamento eletronicos
Ex. telefone/fax/suite

Moveis e utensilios
Ex. cama/ televisão/congelador

alex morozesk almeida

Alex Morozesk Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 13:53

Thiago,

Isso mesmo... fizemos um manual e divulgamos a todos os gestores de area e entregamos um termo de compromisso do bem para que cada um soubesse pelo que era responsavel...

assim nas reuniões mensais de orçamentos e custos o gestor da area já tinha conhecimento do valor depreciado no seu setor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.