x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.257

mudança de empresa de publicidade para editora.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 15:14

Boa tarde, possuo uma empresa voltada a publicidade em embalagens alimenticias. Estamos com um projeto de aquisição de um pequeno jornal em nossa cidade. Se comprarmos este jornal, passaremos de publicidade para editora. Somos do uma empresa optante do simples nacional, neste caso o que precisamos fazer, referente a legalização deste negocio? Terá de ser feita uma alteração contratual, mudança no CNAE, o enquadramento tributário ficará o mesmo.?

Atenciosamente.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 25 junho 2011 | 00:50

Monica
Boa Noite


Deverá ser feita a alteraçaõ contratual mudando a atividade da empresa e outros itens que tenha necessidade e posteriormente regitrar em todos os órgãos.

Como a mudança de atividade vc devéra fazer a mudança tb do CNAE.

Em principio o enquadramento tributário será o mesmo, de qq forma codifique primeira o CNAE e utilize a ferramentado fórum para verificar o enquadramento no simples nacional.


Heloisa Motoki

Daniel de Avila Aguirre

Daniel de Avila Aguirre

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 25 junho 2011 | 08:47

Bom Dia Monica.

Tenho a seguinte dúvida, sua empresa está comprando apenas a parte física deste jornal? me refiro a máquinas, impressoras, enfim toda a parte produtora do jornal ou irá comprar o CNPJ também?

Se for o caso de comprar toda a parte física não há de necessariamente mudar seu ramo de atividade, poderá aumentar as atividades da empresa, mas em todo caso terá de ocorrer a alteração, seja sua empresa firma individual ou LTDA.

Se comprar o CNPJ, para incorporação da empresa será necessária a extinção da empresa em todos os orgãos, afim de dar legitimidade a incorporação. Apenas tenha cuidado se a empresa estiver endividada, pois neste caso estará comprando as dividas também. Há a possibilidade de se abrir uma filial no endereço do jornal, pode pensar nisso também.

Tu podes consultar a instrução normativa 88/2001 do DNRC para maiores esclarecimentos.

Em todo caso a empresa continuará no simples nacional, pois a atividade de editora não é impeditiva ao simples.

Espero ter elucidado um pouco mais o caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.