x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.871

Contabilização de Incentivos Fiscais - ICMS

DANIELA MARIA BATISTA

Daniela Maria Batista

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 18:15

Boa noite!

Temos em nosso escritório uma empresa que possui Incentivo Fiscal de ICMS, e gostaria de saber os corretos lançamentos destes incentivos, após todas as alterações contábeis, assim como, o correto preenchimento do RTT e FCONT destas operações.

Obrigada a todos que puderem me auxiliar!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 9 julho 2011 | 19:49

Daniela Maria Batista

A principio o incentivo fiscal nao irá gerar lançamentos no Fcont, haja vista que não haverá mudança no sistema de contabilização, ou seja do jeito que o incentivo era contabilizado, antes da adaptação contabil a contabilidade internacional, será contabilizada agora.

Voce precisa informar como é o funcionamento deste incentivo para que os colegas possam te ajudar.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
DANIELA MARIA BATISTA

Daniela Maria Batista

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 10:14

M Messias Santos

Primeiramente, agradeço a atenção e as informações.
Preciso saber qual o mecanismo correto desta contabilização, visto que, o Incentivo funciona da seguinte forma:

A empresa importa por conta e ordem de terceiros, a alíquota interna de ICMS é de 17%, porém, nosso cliente tem um incentivo fiscal e recolhe apenas 1,8%. Como trata-se de importação por conta e ordem de terceiros, quem banca toda esta operação é o adquirente, e cobramos os 17%, porém em minha conta " importação por conta e ordem de terceiros, sempre fico com um saldo credor da diferença do ICMS cobrado, e é exatamente este saldo que preciso saber o mecanismo correto de contabilização, e se possível a tributação da mesma, visto que, para este tipo de operação o meu ganho é apenas na intermediação da importação, e para este ganho emito uma nota de serviços, mas neste valor não coloco o valor correspondente ao ganho com o ICMS.

Desde já agradeço a todos que puderem me auxiliar.

Att.

Daniela Maria Batista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.