x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.250

conta fornecedores

WESLLEY MEDEIROS ROSA

Weslley Medeiros Rosa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 07:44

Bom dia a todos,

Estou com um problema, assumi a contabilidade de uma empresa, tributada pelo Lucro Real, e que estava com a contabilidade atrasada.

O maior problema que encontrei foi na conta de fornecedores, que contém valores pagos e não baixados na referida conta, por motivo de erros de sistema e erro humano.

Pergunto: como proceder a baixa destes valores em aberto de forma legal, uma vez que tenho passivo fictício, pretendo não infrigir as NBC´s e nem o Fisco Federal.

Desde já agradeço a ajuda.

Att.

Weslley Medeiros

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 08:20

Bom dia Weslley,

Você tem duas únicas alternativas:

1 - Refazimento da Contabilidade que, neste caso, a responsabilidade é do contador que o antecedeu ou sua se assim decidir e ter a permissão dos responsáveis pela empresa, ou

2 - corrigir a contabilidade via "Ajustes Contábeis de Exercicios Anteriores" tendo em conta os reflexos tributários decorrentes destes.

Nos dois casos a correção não será indolor, pois irá alterar não só a conta de Fornecedores mas também as disponibilidades que advém de receitas de vendas ou de recursos de terceiros.

A omissão de receitas é um dos "pecados capitais" que o fisco não perdoa, daí a necessidade de reunir-se com os interessados para exposição do caso e obter a anuência de todos antes de tomar qualquer atitude.

De uma coisa tenha absoluta certeza: você não deve (e não pode) deixar tudo como está apenas porque o erro não foi seu. Exponha o problema e as soluções sem se esquecer do custo de seus honorários pelo trabalho extra.

...

WESLLEY MEDEIROS ROSA

Weslley Medeiros Rosa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sábado | 16 julho 2011 | 07:39

Bom dia Saulo,

Agradeço imensamente sua orientação e vejo que terei na mesma proporção, imenso trabalho; tendo em vista que a 2ª alternativa que propôs é a mais adequada no momento.

Mas ainda neste mesmo assunto, poderia me dar exemplo dos reflexos tributários decorrentes destes ajustes e também um exemplo de como ficaria o lançamento contábi deste ajuste.

Desde já agradecido,

Weslley Medeiros

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.