x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 57

acessos 8.041

Como contabilizar

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 15:43

Jader,
È só você adquirir o livro na papelaria e começar a usar, aqui em Minas não precisar dar visto neste livro antes de usar,´seria melhor você ver isto na AF de sua cidade, e depois é só mandar brasa.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Diego Tersariolli dos Santos

Diego Tersariolli dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 15:45

Boa Tarde,

Lançamentos devem ser feitos da seguinte forma:

No Faturamento:

D - Clientes (Ativo)
C - Receita (Resultado) R$241.249,00

D - Pis s/ Faturamento (Resultado) (0,65%)
C - Pis a Pagar (Passivo) 1.568,12

D - Cofins s/ Faturamento (Resultado) (3%)
C - Cofins a Pagar (Passivo) 7.237,47

D - Iss s/ Faturamento (Resultado) 5% (Usado)
C - Iss a Pagar (Passivo) 12.062,45

D - Contribuição Social (Resultado) BC Serviço 32% Aliquota 9%
C - CSLL a Pagar ( Passivo) 6.947,97

D- Impostos de Renda (Resultado) BC Serviço 32% Aliquota 15% + (adicional de 10% )
C - IRPJ a Pagar (Passivo) 13.299,92

No Pagamento:

D - Pis s/ Faturamento (Passivo)
C - Banco ou Caixa (Ativo) 1.568,12

Assim por diante com os outros Impostos.

Espero ter ajudado,

Att.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 09:50

Diego,

Toda movimentação de mercadorias(compras, vendas, transf. e etc) só deverão ser feita com notas fiscais, e para você vender mercadorias, você tem que produzir ou comprar de alguém tudo com nota fiscal. O documento fiscal é que gera o imposto e é o mesmo que mantém o país.

Este é o entendimento da lei.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
PRISCILA SANTOS

Priscila Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 08:54

Queridos bom dia, sou estudante de Ciencias Contabeis 7º semestre e só agora estou na area, minha duvida é:

Estou fazendo os lançamentos contabeis de uma empresa, e tenho que LANÇAR O INSS/FGTS e estou com duvida se devo lançar a provisão ou nao!!!
Como faço?

No Aguardo.

Pry

Pry Santos
"Viva como se fosse morrer amanhã, e estude como se não fosse morrer nunca"
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 09:39

Priscila,

O inss você deve fazer a provisão porque é uma despesa ocorrida no mês base e que só será paga no próximo mês, sendo assim ela sofre alteração no movimento contábil de um mês p/outro, em termos de lucros/prejuizos. Agora, o FGTS é uma despesa a ser lançada só quando do seu pagamento, sendo assim não acho correto fazer provisão.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 09:46

Quando a empresa tem certeza de que vai ter um desembolso futuro ela tem que provisionar o mesmo, sejam eles juros, salario, FGTS, INSS, impostos, etc...
Quando uma empresa não faz o que foi dito a cima ela esta contabilizando por regime de caixa e não por competência.

O correto é sim provisionar tanto o FGTS quanto o INSS, assim como a provisão do 13º Salario e das Ferias em cada mês (provisiona 1/12 do valor por mês) e também os encargos que nele convém.

Se tiver duvidas quanto às contas a serem utilizadas favor informar.


Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
JOSEILDO DE SOUZA VIEIRA

Joseildo de Souza Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 21:41

Olá companheiros!!

Estou com dúvidas sobre como contabilizar as operações com Factoring.

Ex:
Uma empresa contratou um empresa de FActoring, está comprou um título(vencimento no dia 15/08/x1) no valor de R$787,5 em 20/07/x1, nesta data foi créditado em c/c da empresa o valor do título descontado de R$732,86.

Qual seria a contabilização certa?


20/07/x1

Pelo recebimento.
D - BANCOS
C - DUPLICATAS DESCONTADAS...............732,86

Pela baixa do cliente.

D - DESPESA COM FACTORING...................54,64
D - DUPLICATAS DESCONTADAS...............732,86
C - CLIENTES -ABBBEER...........................787,50





Pelo recebimento.

D - BANCOS...........................................732,86
D - DESPESA COM FACTORING..................54,64
C - DUPLICATAS DESCONTADAS..............787,50

Pela baixa.
D - DUPLICATAS DESCONTADAS
C - CLIENTES - ABBBEER..........................787,50


Qual dos dois métodos está certo? ou os dois estão??


Aguardo companheiros!

Joseildo Vieira
Analista Contábil
emanuelle

Emanuelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 10:19

Amigos de Plantão...

Peço a ajuda de vocês para me esclarecer uma duvida.

A empresa onde trabalhao é Lucro real e fazemos a apuração em forma de suspensão, porem encontrei alguns erros na apuração dos meses anteriores como: * Despesas em duplicidade ; * falta de provisão de 13° e Ferias.

Então tive que refazer a apuração e consequentemente descobri que pagamos IRPJ e CSLL a menos.

Gostaria de saber se como fazemos balancete de suspensão essa diferença no IRPJ tenho que pagar com juros e multa, posso pagar agora no mês de julho ou não pagar e deixar para pagar a diferença na apuração anual?

Obrigada.

Jaci Ramos

Jaci Ramos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 14:18

Boa tarde!

Temos um cliente que solicitou o Ressarcimento do IPI. Após entrega da Declaração para Ressarcimento entregamos a Declaração de Compensação utilizando os créditos do IPI informados anteriormente. A pergunta é: como devo contabilizar os impostos pagos com este crédito?
Transfiro o IPI a recuperar para uma conta também do Ativo entitulada "Créditos de Ressarcimento do IPI" e depois compenso os débitos contra esta conta?

Exemplo:

D - Créditos de Ressarcimento do IPI
C - IPI a recuperar

D - Cofins a recolher
C - Créditos de Ressarcimento do IPI

Seria isso?

Desde já agradeço.

Jaci

PRISCILA SANTOS

Priscila Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 14:49

Queridos: Rogerio, Diego e Juan MUITO OBRIGADO!!!!
Voces de ajudaram muito com suas colocações.

Agora vai mais uma duvida minha:


Duas empresas clientes aqui do escritorio fazem transação financeira de cambio e nao estou sabendo fazer tais lançamentos os cambio são tanto para emprestimo como para aumento de de capital.

Podem dá exemplos por favor?

JUAN

....Se tiver duvidas quanto às contas a serem utilizadas favor informar.
Se pudesse ilustrar eu agradeceria mesmo!

Abraço


Pry

Pry Santos
"Viva como se fosse morrer amanhã, e estude como se não fosse morrer nunca"
maria joana ferreira

Maria Joana Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 18:20

Boa tarde
Caros colegas preciso de uma grande ajuda de voces, tenho um cliente de comercio material de construção, o mesmo pretende vender seu ponto comercial junto com todas as mercadorias, computadores, moveis etc..
O que devo fazer como sua contadora? o mesmo é daqueles clientes fechado, so ele sabe tudo, nao gosta de pagar imposto, nao emite nota fiscal etc...
Sempre que posso converso com a esposa dele e passo as instruções a ela.
Inclusive foi ela quem me falou da venda do ponto com as mercadorias de estoque. O que deve ser feito na contabilidade? estou sem saber o que fazer.
Por favor alguem pode me orientar?

Grata
JOANA

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 08:18

Joana,
A primeira coisa que você terá que ter é paciência, enquanto o fato não acontece você pode fazer algumas pesquisas sobre o assunto, e o mais é esperar o fato acontecer para depois você começar agir. Se o outro comprou o ponto é que vai abrir uma outra empresa no mesmo ponto, aí você entra c/abertura de uma nova empresa, depois da abertura você vai transferir as mercadorias(fundo de estoque) para a empresa nova.O ponto deve ser em nome da pessoa fisica, é só fazer a escritura, depois é só dar baixa na firma anterior.
Já aconteceu isto comigo a muitos anos atrás e o cliente nem vendeu como era previsto, preocupei sem necessidade, agora estudar o assunto sempre é bom.

UM ABRAÇO,

Rogerio de Souza Santos
Dilma Santos

Dilma Santos

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 08:24

Tenho um saldo de previsão na conta de fornecedores a receber do ano 2010. Agora em 2011 houve o efetivo pagamento porém com 0,01 a menor. qual lançamento devo fazer para zerar esse saldo de 0,01?

DALVA PIRADELIS

Dalva Piradelis

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 13:34

Boa tarde, tenho um cliente que adquiriu uns terrenos atraves de uma herança e agora quer vender, como irei contabilizar a entrada e a saida deste bem sendo que adquiriu no valor de R$ 20.000,00 e vendeu por 60.000,00. Por favor alguem pode me orientar?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 13:38

Dalva,
Este seu cliente é pessoa fisica?

Estes imóveis estão na declaração do Imp.renda P.Fisica dele?

Se for sim nas duas respostas, é só você preencher o programa ganho de capital/2011 no site da receita e você verá o resultado de ganho de capital, que deverá ser pago até o final do próximo mês ao da venda dos imóveis.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 14:33

Dalva,
Quando você falou que o seu cliente é equiparado à pessoa juridica, fiquei c/algumas dúvidas e preferi não te responder. Espero que um dos colegas que tiver p/dentro do assunto lhe ajude.

Sinto muito, Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
PAULO PEREIRA LIMA

Paulo Pereira Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 15:14

Boa tarde a todos.

Eu tenho um cliente que está em dúvida em abrir uma cooperativa ou uma associação? Qual das duas o encargo é menor e quais os benefícios se as duas é quase a mesma coisa.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.