x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 57

acessos 8.041

Como contabilizar

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 15:34

Boa tarde Dalva !

Você precisa analisar qual é a destinação dos bens.
Peça cópia do Inventáriio que você vai saber qual foi a destinação: para o CPF ou CNPj.
Tudo que entra na pessoa jurídica tem que fazer parte da atividade, se a herança foi de pessoa fisica, parentes ascendentes, não tem nada a ver com a pessoa jurídica, seu cliente recebeu na pessoa física.

Mas de qualquer forma haverá ganho de capital e deve ser recolhido na pessoa fisica ou jurídica.



A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
PRISCILA SANTOS

Priscila Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 09:53

Ola necessito mais uma vez da ajuda de voces:

Tenho a seguinte situação

A empresa tem a penas 1 funcionario com o salario R$ 540,00

entao lançei da seguinte forma:

PROVISÃO

D - Salario (CR) 540,00
C - INSS Recolher (PC) 43,20
C - Salario a pg (PC) 496,80

PAGTO

D - Salario PG (PC) 496,80
C - CX (AC) 496,80

E o INSS como contabilizo no Pgto da Folha? Nao estou conseguindo concluir os lançamntos de folha de jan a jun por causa desta duvida.

Por favor me ajudem

Priscila

Pry Santos
"Viva como se fosse morrer amanhã, e estude como se não fosse morrer nunca"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 10:40

Bom dia Priscila !

A conciliação da Folha de Pagamento você pode fazer pelo resumo da mesma, onde você tem todos os lançamentos dos Proventos e Descontos e o líquido de salários à pagar.

O INSS, tem a parte de descontos dos salários e a patronal que precisa ser apropriada para compor a conta de INSS à Recolher, que após contabilizado no final do mês irá ficar com o saldo da guia de recolhimento.

Verifique a composição total da guia de recolhimento.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 15:45

Priscila, o INSS patronal vc vai lançar em conta específica de despesas com pessoal.

D - INSS Empresa (CR)
C - INSS à Recolher (PC)

Pesquise aqui no Fórum sobre lçtos da folha de pagamento que você vai encontrar o material à respeito.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
PRISCILA SANTOS

Priscila Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 09:21

Oi certo.

Este valor de outras entidades contabilizo junto com o INSS patronal?

Voces podem me indicar livros ou cursos oline que possam me auxiliar sobre esta questao de lançamentos contábeis?

Estou na area a 2 meses nunca trabalhei com contabilidade e estou com muitas duvidas, mas, ao mesmo tempo estou adorando tudo isto. Porem, tenho medo de nao esta desenvolvendo como o esperado.

No aguardo

Pry

Pry Santos
"Viva como se fosse morrer amanhã, e estude como se não fosse morrer nunca"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 09:35

Bom dia Rogério e Priscila !

Só para complementar, uma industria por exemplo, a folha de pagamento é feita separada por departamentos; adm, industria, comercio e outros se houver.

Se faz desta forma para se ter o custo separadamente, e na contabilidade o Plano de contas possui todas as contas que são usadas para contabilizar a folha de pagamento repetidas nestes centros de custo.

A Previdência Social ou INSS é uma conta que consta em todos estes Centros de Custo.

Veja no seu Plano de Contas como está classificado esta empresa que você está contabilizando, porque cada empresa tem sua particularidade.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 09:47

Priscila,
Isto mesmo, a contribuição p/outras entidades é contabilizada na conta previdência social por ser patronal.

via p/guia inss:

vr. inss retido
vr. da conta previdencia social(despesa-contrib. empresa)

OBS; abater no valor total da GPS o salário familia pago na mesma folha pagamento.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 09:58

Priscila,

Sobre cursos, sugiro que pesquise ai na sua cidade e tente fazer um curso presencial, podendo ser o técnico ou até uma faculdade, vai ser melhor pra você no início.

Depois você vai estar mais preparada para fazer outros cursos de especialização on line.

Abrs..

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 10:13

Paulo,

Essa é boa aí em Alagoas as empresas dos simples não tem contabilidade?
De acordo com as normas contábeis do CFC toda empresa independente do seu tamanho deverá ter todos os registros contábeis de suas operações.
Sabemos que até hoje ainda existe empresas do simples seguindo a legislação fiscal usando só livro caixa; para fins de impostos não há problemas, mas para que a mesma possa movimentar bancos, fornecedores e outros mais, não resoslve o caso, além disso o contador pode ser notificado por falta da escrita contábil.

Resumindo, hoje não dá p/trabalhar sem a contabilidade completa.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
SIDNEY GODINHO

Sidney Godinho

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 10:23

Bom dia pessoal

Estou com uma dúvida em relação ao seguinte ocorrido: a empresa fez um financiamento de um veículo em 48 parc. ou seja
entrada : 8400,00
V. do Bem : 37400,00
Vr. Líquido do Crédito: 29000,00
Vr. total do Débito: 29977,30
parc. : 48 x 960,94
Iof : 409,93 - Tar. 509,00 Reg. 58,37 = 977,30
como devo contabilizar ? Obrigado

pedro leo junior

Pedro Leo Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 10:41

Como devo contabilizar os livros adquiridos por uma escola particular e repassados para os pais, ou seja, a escola compra os livros e cobra dos pais sem margem de lucro.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 13:26

Boa tarde Pedro !

Olha, esta operação é uma espécie de adiantamento ou financiamento dos clientes da escola, procure no seu Plano de Contas uma conta adequada no Ativo e contabilize a compra dos livros, quando os pais pagarem você da baixa no saldo.

Abrs

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Adilson Vieira Cardoso

Adilson Vieira Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 22:27



Amigos da área contábil há um site que nos ajuda bastante que é o site: https://www.classecontabil.com.br. tem que cadastrar, e é de graça . eles não cobram nada e os consultores respodem a maioria das perguntas em poucas horas , entrem sem medo, ok, me formei em Ciências Contábeis e eles me tiraram muitas dúvidas em poucas horas. Agora quem fez o exame de contabilidade e quer conferir o gabarito extra oficial digite no Google gabarito extra oficial do segundo exame de contabilidade e aparecerá o blog do professor cristiam e so clicar e ir ao arquivo e clicar 25/09 a 02 10 e aparecerá as questões resolvidas até o momento ja foram resolvidas 47 questões , o homem é nota mil, vale a pena conferir, somente para Bacharel em Contabilidade.









Kelly Apuque Ferreira

Kelly Apuque Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 15:04

Boa Tarde Pessoal, alguem me ajuda com a questão abaixo?

Como devo contabilizar os livros adquiridos por uma escola particular e repassados para os pais? Ou seja, a escola compra as apostilas e vende aos alunos por um valor maior ao de compra.

Andre A. Silva

Andre A. Silva

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 16:38

Boa tarde,
Como lançar os saldos das contas caixa, banco, fornecedores a pagar, clientes e etc..., de exercicio anterior e vindo de uma contabilidade de um outro escritorio contabil, em um escritorio novo? Ou seja abrir uma contabilidade no meio do ano por exemplo, sendo que ja possuindo estes saldo do exercicio anterior!

Desda ja agradeço a atenção de todos e uma boa tarde!!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 08:10

Kelly,
Você pode abrir uma conta em custos e lançar as compras e quando vender emitir um documento de venda, e o lucro você transporta p/outras receitas(Lucro de Venda de Livros ou coisa assim), e tributar a receita normalmente.

Esta é apenas a minha opinião.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:06

Bom dia André,


Deve elaborar os lançamentos para implantação dos saldos utilizando a conta "Balanço de Abertura" como contra partida.

Exemplo:


Débito : Caixa
Crédito : Balanço de Abertura

Débito : Bancos
Crédito : Balanço de Abertura


Débito : Balanço de Abertura
Crédito : Fornecedores

Débito : Balanço de Abertura
Crédito : Capital Social

Como histórico, pode utilizar, por exemplo:


Saldo para abertura de balanço.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 10:51

Bom dia Kelly !

Eu vejo que a questão não é tão simples, porque primeiro a Escola em questão precisa estar credenciada através de atividade específica com CNAE Fiscal de "revenda" destes livros ou apostilas para que possa efetuar a comercialização.

Vetifique se a atividade da empresa permite esta operação !

Depois disso, ai sim, contabilizar e escriturar esta operação de compra e venda.

Sem ter atividade que permita a comercialização, a escola não tem habilitação comercial para reslizar esta operação.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.