x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 8.631

Escritorio de Contabilidade

Marcio Franchi Junior

Marcio Franchi Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 21:39

Boa Noite !
Estou cursando o 6º período de Ciências Contábeis, curso noturno pela faculdade UNIFEG de Guaxupé - MG, trabalho em um banco da rede Sicoob, Banco Cooperativo, atuo na parte de TI do mesmo.
Faltando 1 ano e meio para a conclusão do curso, começo a me preocupar com o futuro deste, pois pretendo abrir um escritório de contabilidade, e o problema é que o curso é voltado para o trabalho em empresas de médio e grande porte e não para um escritório própriamente dito, portanto me cadastrei no site, diga-se de passagem muito informativo, em busca de auxilio e opiniões sobre o assunto.
Lembro aos amigos que, não tenho conhecimento algum nas rotinas de um escritório, como funciona, quais operações são feitas diariamente, etc.
Gosto muito de ler e aprender, sendo assim gostaria que me indicassem como devo começar estudar para futuramente abrir meu próprio negócio, e ainda gostaria de saber se as rotinas contabeis em um escritorio são muito complicadas ou dificeis de intender.
Vocês acham que mesmo até hoje eu não tendo contato nenhum escritorio, eu consiga abrir um atráves somente de estudos, visto que não posso abandonar meu trabalho para achar um trabalho em um escritorio?
Aguardo anciosamente pelas respostas dos colaboradores do site.

Marcio Franchi Junior
[email protected]
Guaxupé - MG - 37.800-000
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 23:07

Marcio
Boa noite

Somente com o curso dado em faculdade vc não conseguirá administrar o escritorio... é importante que vc busque atualizações sobre a legislação, aprenda a elaborar as obrigações acessórias e busque informações especificas dos clientes que captar.

Pesquise no fórum que há varias dicas de pessoas que tb estão abrindo seus próprios escritorios.


Heloisa Motoki

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 10:09

bom dia,
Realmente as faculdades nao preparam o aluno para ser um profissional. o aluno aprende, no máximo, a teoria da contabilização, conceito debitos e creditos e custeio. Aprende-se pouquissimo ou nada da area tributária e trabalhista que são hoje as fundamentais nas empresas. Comecei a trabalhar na contabilidade interna de uma empresa lucro real medio porte em set/2008 e terminei a faculdade em dez/2008 e consegui o cargo de contador em abril de 2009 e confesso pra você que tem que estudar muito, pois está tendo um turbilhão de mudanças na area tributária e contábil.
Sugiro que comece como funcionário em empresa contábil que trabalhe com o segmento que vc pretende prestar os seus serviços, como lucro real, presumido, simples nacional, contabilidade rural, etc, pois ficará bem mais facil.
Acredito que seja ideal você trabalhar uns dois anos para ganho de experiência.
Não deixe de fazer uns cursos técnicos para complementar.

abraço e espero ter ajudado.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 10:59

Márcio,
Normalmente as pessoas que abrem um escritório já trabalham como funcionários ou sócios de algum escritório de contabilidade; a rotina de um escritório contábil é muito complexa e depende de um bom conhecimento. O que você poderia fazer um estágio em horário diferente do seu trabalho para ir ambientando mais com a área; talvez você poderá no futuro próximo entrar como sócio em um escritório já montado e etc.
São apenas idéias para abrir mais o leque para a você.

Felicidades,

Rogerio de Souza Santos
Izabelle

Izabelle

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 09:36

Tambem estou passando por esse problema, estou formada a 1 ano, ainda não trabalhei na area contabil, estou tendo dificuldades para arrumar emprego pela falta de experiencia, meu estagio foi fraco e não aprendi nada da rotina contabil.
Como ja busquei em outras empresas e não consegui, decidi que vou tentar abrir um escritorio em casa mesmo, ir pegando empresas pequenas e ir me virando com ajuda de forum e me informando...
Só que não sei por onde começar...

Izabelle Cristina
Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 15:18

É complicado abrir um escritório sem ao menos ter trabalhado em um, são muitas* obrigações acessórias das quais nunca ouvimos falar na faculdade (estou cursando 2° semestre).. Minha mãe tem um escritório, do qual pretendo dar continuidade, trabalho com ela desde que me entendo por gente e com o passar do tempo sempre aprendo algo que não sabia. Uma idéia seria você arrumar um sócio que já tenha experiência com escritório, para evitar problemas e multas exorbitantes

CLÁUDIA CERVI

Cláudia Cervi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 10:29

Márcio, bom dia!!

Concordo plenamente com nossos amigos. Hoje tenho um escritório de contabilidade, mas antes trabalhei como funcionária durante 15 anos e o que aprendi na faculdade não me detalha os procedimentos do dia-a-dia. Confesso que depois de tantos anos de experiência, muitas vezes me sinto perdida, pois a nossa legislação muda a cada hora. Mas, não desista...a área contábil é bem ampla e maravilhosa, você poderá prestar concursos públicos, trabalhar no depto. de contabilidade ou de recursos humanos de alguma empresa, etc. E um conselho...leia muito, procure sempre se atualizar.

Um abraço e boa sorte.

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 10:44

Marcio Franchi Junior...

Se eu fosse vc!!!!
Ficaria no bando mesmo!!! rsrsr
Tenta fazer carreira lá, entrar na parte contábil deles!!!

Boa sorte!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 19:57

Boa noite a todos.

Particularmente, acho decisão de risco abrir escritório de contabilidade sem experiência prática.

A experiência num escritório de contabilidade não se faz da noite para o dia, pois o profissional deveria passar por todos os estágios, (processos de abertura, alteração e encerramento de empresas, Depto Pessoal, Fiscal, Contábil, IRPF, Arquivos Magnéticos, Cadastros, Recursos, obrigações acessórias, etc, etc.).

Saber conversar e orientar eventuais clientes com conhecimento de causa é fator imprescindível para sucesso no empreendimento almejado, pois do contrário, a insegurança será fator determinante para que o seu nome perca força e credibilidade num início onde o que se espera é a diferenciação pelo lado positivo.

Devemos estar cientes da nossa responsabilidade solidária quanto a escrituração contábil e fiscal, respondendo perante a terceiros, inclusive junto ao próprio cliente, por eventuais danos causados, conforme dispõe os artigos 1177 e 1178 do Código Civil.

Dessa forma, compartilho do entendimento dos colegas que sugerem:

- Obtenha sólida parceria com profissional de larga experiência na área, ou
- Não abra mão de passar por uma excelente experiência em algum escritório de contabilidade por um período bastante razoável.


Por fim, não permita que a sua ansiedade substitua anos por apenas mêses de prática.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Marcio Franchi Junior

Marcio Franchi Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 13:50

boa tarde !
Agradeço imensamente as informações postadas em resposta a minha dúvida, assim como todos descreveram, tenho que buscar uma experiencia maior, pois a aparencia de administração de um escritorio se passa por facil, mas como afirmam os experientes usuarios, são muitos processos em um escritorio, e intendo que realmente não conseguiria sozinho aprender e administrar tais processos.

Mais uma vez agradeço, uma abrço a todos, as mensagens foram de grande utilidade, fico triste pois será dificil adquirir experiencia trabalhando de 8 a 12 horas no banco, que está em plena expansão, a noticia boa que logo subirei dois cargos de uma só vez :D, mas mesmo assim o meu sonho seria realmente abrir um escritorio, tenho pra mim que ainda sou novo e mais dia menos dia conseguirei realizar este desejo .

T+

Marcio Franchi Junior
[email protected]
Guaxupé - MG - 37.800-000
MARIA SIMONE VIEIRA CRUZ

Maria Simone Vieira Cruz

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 09:00

Oi Márcio, acrescento que o conhcimento ofertado na Faculdade, não é o suficiente para abrir um escritório, porque existem muitos detalhes que não vemos na Academia, terminei o curso o ano passado e ebri um escritório tem um mês, tenho muitas dívidas, insegurança, o meu suporte é meu sócio que tem experiência na área, então, não fique desanimada na sua finalidade, quando chegar o momento vc faz sociedade com outra pessoa que tem experiências, e na rotina do dia-a-diavc vai aprendendo e se localizando no mundo da contbilidade, digo por expeiência própria, durante este mês ja aprendi bastante, estou em constante estudo, e nas dúvidas, procuro auxílio com colegas, ex professores, fóruns e assim quero me tornar uma profissional qualificada.

Dificuldades existem para serem superadas

CHAIANA FOLETTO LORENZI

Chaiana Foletto Lorenzi

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 13:35

Boa tarde Marcio,


Realmente é importante ter alguma experiência nas rotinas de um escritório, porém se você estiver realmente determinado a abrir um escritório de contabilidade e tiver força de vontade, é perfeitamente possível.

A minha experiência têm me mostrado que pessoas que não possuem conhecimentos práticos em algum setor de um escritório de contabilidade e querem abrir um, procuram alternativas como, por exemplo, terceirizar a folha de pagamento para outro escritório, pagar pra um colega com experiência na área para lhe dar algumas aulas explicativas, participar muito de palestras com assuntos como NF-e, impostos, declarações, contratar empresas de consultoria especializadas como IOB ou CENOFISCO para consultas, ou até mesmo buscar um sócio que já tenha experiência e esteja disposto a se dedicar nesse empreendimento.

E se você ainda estiver em dúvida, visite alguns escritórios de contabilidade e converse com os donos (pergunte se quando eles começaram já sabiam tudo), quem sabe você até consegue uma parceria. Empresários de sucesso possuem visão e sabem enxergar oportunidades em pessoas que têm um objetivo.

Se você tem um sonho, não deixe que lhe digam que você não vai conseguir, pois o seu sucesso depende apenas de você.

Boa sorte e sucesso para você.

Marcelo Pereira Damasceno

Marcelo Pereira Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 16:30

Boa tarde!
Marcio oque os amigos falaram tem toda a razão, é muito dificil começar assim da estaca zero. Porém eu digo para você se tiver muita força de vontade vai em frente, lute estude corre atraz. No inicio voce pagará muitas mutas, dor de cabeça,peque poucos clientes mas voce vai aprendendo e se adaptando, se é teu sonho nao desista, tenho vários amigos que estao hoje com escritorios fortes , que no inicio foi igual a voce. No entanto eles falam que nao foi o melhor inicio , mas enfim eles conseguiram ....
Boa Sorte"" nao tenha medo de arriscar corre atraz e estamos junto ! .
abraços

Marcelo Damasceno
marcello guia

Marcello Guia

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 12 anos Sábado | 6 agosto 2011 | 12:44

se deseja abrir um escritório contábil o correto é se interar com as rotinas contábeis.

para isso é preciso seguir um simples caminho, realizar serviços contábeis em escritórios com profissionais que conheçam as rotinas, e aos poucos criar sua carteira de clientes.

leva um tempo para caminhar neste caminho, requer paciencia.

Paula Libanor Tavares

Paula Libanor Tavares

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 10:10

Bom dia amigos ...

Gostaria de saber se um técnico em contabilidade tbm consegue adm um escritório contábil em casa ??

Eu estou estudando somente alguns cursos livres na CONTMATIC ... estou gostando muito .... mas queria saber mesmo se eu fizer o técnico eu consigo abrir um escritório contábil simples em casa ??

Paula

Sandrival Nogueira de Matos

Sandrival Nogueira de Matos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 14:02

Marcio,

Estou abrindo um escritório contábil agora, me formei em 2007 e trabalhava em banco também. Tenho experiência de cerca de 9 anos, somados, em escritórios contábeis, portanto não há como descartar essa necessidade: você precisa entender os processos. Para isso, um sócio ou alguém que tenha interesse e disponibilidade para ajudar, conta muito (outro contador, pode ser). Eu tive esse privilégio, de ser orientado por quem já atua na área há anos. Para tal, sugiro amplicar / reforçar seu networking para, quem sabe, encontrar alguém disposto a ajudar bastante.

Embora seja, realmente, indispensável a experiência, sugiro, acima de tudo, que você tenha vontade de correr riscos, o que é nato de empreendedores. Escrevo isso porque TODOS os negócios envolvem riscos, só mudam os riscos que se corre. Os riscos do contador são inerentes à profissão. Portanto, desenhe um bom plano de negócios e persiga esse sonho. Agora, trabalhando em banco, ainda mais na carga horária que você citou, ficará difícil mesmo. Talvez esteja aí seu primeiro risco a correr: trocar de emprego. Foi o que fiz em 2010, voltando, inclusive, a atuar na área contábil e, só agora, montando meu escritório para atuar em definitivo.

Grande abraço, bom planejamento e boa execução...

Sandrival Matos
eQuality Assessoria Empresarial
Sumaré/SP
(19) 9689-9325

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.