x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 13.462

Apuracao Lucro presumido QUAIS DESPESAS posso abat

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 12:02

Bom dia Luana,

Se me recordo bem, na apuração trimstral do IRPJ/CSLL do lucro Presumido você não usa abatimento de despesas. Isso só ocorre em empresas do lucro Real.

No Lucro Presumido, vc apura o IRPJ/CSLL através de uma reduçãod a base de calculo (Receita Bruta), com alíquotas de redução variam de acordo com a atividade.

Dê uma olhadinha neste link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2000/Orientacoes/LucroPresumido.htm

Gisele Andrade

Gisele Andrade

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 14:56

Olá Luana, basicamente existem 2 tipos de tributação para fins de IRPJ e CSLL:
Lucro Real e o Lucro Presumido.
Lucro Real:
Receitas: faturamento
(-) Custos
(-) Despesas
(=) Lucro do Exercicio
(x) 15% = IRPJ e 9% CSLL

Lucro Presumido
Receitas: Faturamento
abro mão dos custos e despesas.
(x) 32% serviços ou (X) 8% venda de mercadorias
(x) 15% = valor do IRPJ e (X) 9% = valor da CSLL
Ou seja:
No caso de empresa prestadora de serviços eu digo que meu custo e mais minhas despesas é um total de 68% do meu faturamento.
No caso de empresa que vende mercadorias eu digo que meu custo e mais minhas despesas é um total de 92% do meu faturamento.
No seu caso, a empresa é presumida com isso ela abriu mão de todas as despesas e custos e coloca-se uma presunção de tais valores.
Espero ter explicado e não ter te confundido mais.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.