x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 507

Sobre emissão de notas de vendas

Luis Roque Duarte Pessoa

Luis Roque Duarte Pessoa

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 16:36

Boa tarde. Tenho uma dúvida e, se possível, gostaria que os contadores me respondessem:

Me disseram que se tenho uma empresa e eu comprar em determinado mês, por exemplo, mercadorias no valor de R$ 10.000,00 terei de emitir no mês seguinte, notas fiscais de vendas com valor superior pelo menos a 30% do valor da compra ( se comprei R$ 10.000,00 terei de emitir notas no valor de R$ 13.000,00) Mas todo mundo sabe que nas cidades pequenas você não consegue superar o valor da compra inicialmente. Me disseram ainda, que se isso não acontecer, o governo vai achar que o dinheiro vem de caixa 2. Mas se tenho emprego e emprego ali os meus vencimentos, qual o problema em comprar e não vender mais que o valor comprado? Não posso, por exemplo, emitir notas no valor de R$ 5.000,00 que foi o que realmente vendi? Aguardo respostas e peço desculpas se esta mensagem não estiver no lugar correto.

Clovis Jr.

Clovis Jr.

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 16:47

Luis;

Nada impede que sua receita do mês fique abaixo do valor de suas compras.
O que ocorre neste caso, é que ao menos dente mês a sua empresa não teve lucro, e sim prejuizo.
Os lançamentos deverão ser feitos normalmente, com as notas de compras e demais despesas. Tributando as notas de serviços ou vendas normalmente.
Existe o problema quando, você emite notas fiscais com receita menor que a compra, porém sua empresa está dando lucro. Criando assim a impressão de sonegação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.