x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 4.311

Como contabilizar pagamento de adto. salarial

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 10:04

Pessoal,
Bom Dia!

Por favor, me ajudem, na empresa que estou contabilizando não é provisionado o valor de adiantamento salarial, portanto não posso lançar os pagamentos de adiantamentos, nas contas de salarios a pagar e nem na conta de adiantamento de salario, como posso estar lançando estes pagamentos? Posso lançar direto para despesas com salarios? Ou seria outra conta qual?

Silvana,

Obrigado!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 10:49

Bom dia Silvana!

Deixa ver se eu entendi sua colocação: a empresa paga adiantamentos de salários e não lança na folha de pagamento? ?

Se for isso, o que ocorre é que este pagamento está irregular e precisa ser regularizado com o desconto em folha de pagamento, assim você vai fazer o registro do pagamento em Adiantamentos de Salários.

Você não pode lançar um adiantamento sem que seja descontado em Folha de Pagamento.

Neste caso, ou a empresa está pagando em duplicidade ou está descontando do holerite na hora do pagamento de salários.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 11:37

Gilberto,
Obrigado pela atenção!

Então o que ocorre é que realmente não é feito a folha de adiantamento salarial. E acabei de perguntar pra moça do RH da empresa como que ela desconta, bom e ela desconta na hora do pagamento de salarios, ai complicou mais ainda, como eu faço? Ela me passou um relatorio que é o que realmente é pago, tem tudo, todos os descontos que foram feitos no mes, só que este valor a pagar de salarios não vai bater nunca com a folha da contabilidade, vou ter que fazer uma provisão manual do valor de adiantamento para poder baixar o valor pago de adiantamento de salarios?

Muito obrigado pela força!
Silvana.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 13:44

Olá Silvana !

Olha, a função do contador não é contabilizar os documentos da forma que eles se apresentam, mas também determinar a forma correta da utilização dos documentos.

Muitas vezes a empresa faz da forma errada porque não teve orientação de como fazer e o contador acaba aceitando da forma que é feita pela empresa.

Converse com os responsáveis, determine que seja feita da forma correta e oriente que a empresa corre o risco de pagar salários duplicados fazendo os pagamentos da forma errada.

Determine que seja estipulada uma data de pagamento de adiantamentos, seja feito a folha de pagamento com holerites e feito o desconto na folha.

O que já está feito, é simples, se a soma do que foi pago de adiantamentos e salários são os mesmos valores liquidos da folha de pagamento, você pode fazer o lançamento de duas formas: lançar os adiantamentos e descontar na folha, depois lançar os pagtos de salários pelo valor realmente pago, mesmo sem estar na folha, ou simplesmente ignorar o pagto dos adiantamentos e dar baixa nos pagamentos de salários na sua totalidade na data de pagamento correta dos salarios.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 14:41

Gilbeto,

Ok agradeço sua ajuda, ja estou fazendo uma cartilha de correções para esta empresa, agora mais uma. É que trabalho sozinha praticamente, sou funcionaria externa e do escritorio não tenho muita ajuda, e as vezes tenho que pedir ajuda aqui no forum, ou para alguns amigos da area, pois não tenho tanto entendimento assim.
Bom, mas agradeço mais uma vez pela ajuda.

Abraço,
Silvana.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 15:52

Silvana, fique a vontade, sempre que puder ajudar o farei e tenho certeza que muitos colegas do Fórum estão à disposição.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 16:44


Vou abusar mais um pouquinho.
Então sentei com a moça do RH da empresa e ela me disse que não faz o pagamento pela folha que mandam da contabilidade, na realidade ela usa somente para por na planilha dela os descontos de INSS, IR, Horas Extras, DSR, pois ela monta uma planilha que inclui outros proventos e outros descontos, por isto ela faz o pagamento pela planilha dela, portanto nunca vai bater com o que eu tenho a pagar no salarios a pagar. Eu posso fazer um lançamento manual de adiantamento salarial, somente para eu baixar os pagamentos de adiantamento, isto é correto? Se não for o que eu faço com estes lançamentos dos pagamentos de adiantamento?

Obrigado mais uma vez!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 17:05

Oi Silvana !

Você perguntou para esta moça do RH porque eles fazem desta forma??
A contabilidade é feita através de documentos oficiais, se são pagos valores além da folha não tem como contabilizá-los, novamente eu repito, precisa ser alertado o empresário do risco de cometer esta irregularidade.

Infração trabalhista e fiscal.

A responsabilidade do Contador é contabilizar os documentos fornecidos pela empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.