x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 145

acessos 19.265

Lançamento Contábil

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 10:55

Bom dia Eubene,


Contabilização do Simples Nacional:


Débito : Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas e ou Serviços
Simples Nacional (CR)

Crédito : Simples Nacional a Recolher (PC)


Contabilização do Pagamento:


Débito : Simples Nacional a Recolher (PC)

Crédito : Caixa ou Bancos (AC)

AC = Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

CR = Contas de Resultado - Conta redutora da Receita Operacional Bruta

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 10:18

Bom dia Genison !

Contabilize o pagamento dos Pro-Labores ao sócio, com assinatura dos holerites, e depois emita recibo ao sócio do recebimento do dinheiro referente ao aumento do Capital Social.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 11:40

Genison,

Os lançamentos são normais de pagamento de Pro-Labore, e os históricos também !!

D - Pro-Labore à pagar
C - Caixa Bancos.....Pagto Pro-labore ref. mês.......ao sócio......

D - Caixa/Bancos
C - Capital à integralizar.....Rec. do socio.......referente aumento de capital, conf. Alteração Contratual n.....reg. Junta Comercial n......

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
José Carlos Pereira

José Carlos Pereira

Bronze DIVISÃO 2
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 12:59

Boa tarde, gostaria de ajuda na seguinte questão:

Minha empresa está financiando a compra de um equipamento hospitalar através de leasing em 90% do valor em 36 vezes, pagamos um adiantamento para o fornecedor do equipamento de 10%. Para pagamento das parcelas teremos uma carência de 6 meses para iniciar o pagamento. Como devo proceder na contabilização deste financiamento e da depreciação do equipamento, tendo em vista que o equipamento não tem data para entrar em operação.

Grato por qualquer ajuda.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 08:26

Bom dia José Carlos !

Aqui no Fórum tem vários tópicos à respeito de contabilização de Leasing, entre no campo de Pesquisa que irá encontrar material desejado.

Persistindo alguma dúvida volte a postar dentro do tópico encontrado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 16:26

Olá Cristiane !

No Imobilizado da empresa somente bens que sejam de propriedade da empresa.

Precisa ver o porque da empresa utilizar este veículo, ou ele é um frete contratado ou o veículo foi locado para a empresa utilizar.

Aí sim, contabilizar os serviços prestados, como frete ou locação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
JIVA GOMES

Jiva Gomes

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 23:07

Olá,

Sempre tenho prestigiado este fórum, tem me ajudado bastante.
Gostaria por gentileza, que mais uma vez pudesse contar vossa ajuda.

A minha dúvida é concernente a exigencia do banco do nordeste em relação a informações contidas no balanço da empresa, referente aos limites de créditos (Limite ch especial, limite para desconto etc), pois segundo a funcionária do Banco, o banco central identificou no sistema financeiro, um valores a curto e longo prazo, e ela me pediu para fazer ajustes no balanço.
Não entendi, e gostaria que alguém me ajudasse.

Obrigado

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 10 setembro 2011 | 12:48

Jiva,

O banco tem razão. Os empréstimos devem ser classificados em curto e longo prazo. Portanto, se a empresa adquiriu um empréstimo em mais de 12x, você deixará 12 parcelas no curto prazo e as demais parcelas no longo prazo. A cada pagamento realizado, baixa - se uma parcela também do longo prazo.

Abs

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
Andre A. Silva

Andre A. Silva

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 11:39

Bom dia companheiros, estou com duvidas, nos lançamentos contabeis das RETENÇOES FEDERAIS, na nota fiscal de serviços de um cliente, por exemplo:
Valor dos serviços e da nota: 46.702,10
Valor ISS 3%= 1.401,06

RETENÇÕES FEDERAIS:
PIS= 303,56
COFINS=1.406,06
INSS= 5.137,23
IR= 400,53
CSLL= 467,02

OBS: A empresa é LUCRO REAL, e o valor das despesas operacionais são altos!
Obrigado pela atenção e se alguem poder me ajudar, desde ja agradeço
Um bom dia

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 14:36

Boa tarde André !

Abaixo vou fazer os lançamentos "genéricos", somente para seu entendimento, depois no seu plano de contas você vai fazer nas contas específicas:

D - Serviços Prestados PJ (ou conta específica de PS)
C - Fornecedores (fornecedor X)

D - Fornecedores (fornecedor X)
C - Impostos à Recolher (Contras específicas)

Os demais lançamentos são dos pagamentos; recolhimento dos impostos e pagamento do fornecedor.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Andre A. Silva

Andre A. Silva

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 15:03

Caro Gilberto C. Olgado, obrigado pela atenção

Mas continuo com a duvida, sei que tenho que provisionar os os impostos que foram gerados!! Acho que não fui claro ou me expressei mal a nota é de prestação de serviços de um cliente meu do escritorio para um cliente dele, ou seja quero lançar a provisão dos impostos gerados pelas notas dele e lançar os impostos a recuperar que foram retidos nestas notas pelos tomadores de serviço! desde ja agradeçoa atenção e boa tardee

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 18:04

Boa tarde André !

Quem faz a retenção é o TOMADOR, e realmente não ficou claro se você quer contabilizar o TOMADOR ou o PRESTADOR.

O prestador de serviços irá contabilizar em Impostos à Compensar no Ativo Circulante em contas próprias dos impostos referidos.

D - Impostos à Compensar
C - Clientes

Depois com a apuração dos impostos que ficarão em conta à Recolher será feita a compensação dos impostos retidos com os à recolher, que poderá sobrar saldo à compensar no ativo ou a recolher no passivo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Eubene Ferreira dos Santos

Eubene Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 08:09

Bom dia! Hely

sua resposta não ficou muito clara.

obs:

eu sei que tenho que lançar salario em:

D=salarios e ordenados (desp)
C=salarios e ordenados ( a PG)

Sera possível respoder dessa forma como faço pra lançar faltas e atrosos do dia?

Agradeço a boa vontade.

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 08:49

Eubene,

correto, qdo vc faz a provisão, utiliza - se desta forma, agora como se trata de desconto, faz o lançamento inverso (como no exemplo que dei acima).
Vc está "diminuindo" uma obrigação que vc teria com o funcionário e, em contrapartida, sua despesa tbem diminuirá.

abs..

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
DENIR DE ASSIS

Denir de Assis

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 13:33

Caros Colegas,, Boa Tarde..

Gostaria de saber se posso lançar a somatória dos valores das compras em um único lançamento, pois já foram registrado no livro de entrada...
ou seja,,, D: Compras C:Banco/Caixa.. Historio: P/ Compras efetuadas conf. livro de entrada..ou.. p/ compradas efetuadas no mes..

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 14:12

Denir,
Neste caso, acredito haver dois momentos:
1º momento: o lançamento da compra que dever ser:
D: compras/estoque
C: fornecedor

2º momento: pagamento da fatura
D: fornecedor
C: Banco/caixa
Se, as compras foram efetuadas em um único período, pode “ajuntar” desde que identifique os documentos fiscais correspondentes.
Abs..

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
DENIR DE ASSIS

Denir de Assis

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 14:34

Hely,

O período do mês (08/2011), mas a dúvida é, preciso lançar nota por nota, pois já foram lançadas no livro de entrada de mercadorias,,

Entendo que se lançar cada NF estarei fazendo novamente o que lancei no livro de entrada,,

O fiscal pode aceitar o livro de entrada de mercadorias em vez do livro auxiliar?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 14:56

Olá, boa tarde !

A cada dia que passa o ser humano que compactar mais as coisas, criar atalhos, diminuir caminhos, e isso está acontecendo em quase tudo que se faz.

Esta caminho as vezes pode ajustar, encurtar as coisas no momento, mas dificultar depois, porque em caso de auditoria, fiscalização, fica tudo mais difícil de identificar.

Quando se faz um lançamento só para várias notas fiscais de várias empresas diferentes, valores dos produtos, impostos, enfim, isso dificulta mais ainda uma conferância ou auditoria, e uma fiscalização pode até autuar a empresa caso não encontre a documentação corretamente lançada.

Hoje as coisas estão mais facilitadas pelos programas e sistemas de informárica que facilitam todos os registros e tem capacidade de individualizar o que você quiser, para que reneralizar e fazer em um único lançamento?

Uma contabilidade bem feita, tem suas demonstrações transparentes e individualizadas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 16:39

Denir,
Se você já lançou no livro de entradas, é só vc exportar os lançamentos para a contabilidade. Você fez a “escrituração fiscal” agora, é preciso fazer a “escrituração contábil”. Agora, se vc não possuir um sistema integrado, infelizmente terá a sensação de fazer tudo novamente só que agora, na contabilidade.
Abs.

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
Página 2 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.