x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 6.557

ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA RODRIGUES ALVES

Adriana Cristina de Oliveira Rodrigues Alves

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 14:22

boa tarde

uma empresa vai construir a base p/receber um tanque de combustível p/uso próprio ,(provavelmente o tanque será fornecido em regime de comodato pela distribuidora )deve-se imobilizar o matl de construção usado ?(foi comprado ferro,viga ,cantoneiras e deve vir mais compras p/o mesmo fim ),pois não há na empresa nenhuma construção com cadastro CEI .

Desde já ,agradeço

Adriana

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 16:28

Cara Adriana,
Sugiro a criação de uma conta Obras em Andamento - Base para Tanque, onde devem, sim, ser lançados todos os gastos necessários à contrução da base: não só os materiais, como tambem a mão de obra utilizada, com os devios encargos.

Suely Prates

Suely Prates

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 16:17

boa tarde

estou fazendo a contabilidade de uma empresa que tem no ativo imobilizado no ano de 2007 um certo valor que não especifica a que bem se refere, exemplo veiculos 50.000,00, computadores 20.000,00, e não tem o lançamento especificando a quantidade e valor de cada bem;
como posso ajustar isso? fazendo apenas a conferencia fisica e fazer os lançamento de acerto na contabilidade ou devo providenciar um laudo tecnico para depois fazer os lançamentos baseados no laudo tecnico?
alguem pode me ajudar por favor?

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 20:42

Não parece-me haver erro ao que você está citando, as contas são contabilizadas deste forma, somente será necessário o valor real de determinado imobilizado, se for necessário fazer um baixa por perda ou venda, neste caso, tem-se a documentação correspondente ao imobilizado. Tão logo ficaria inviável a qualquer empresa que tenha um número grande de Ativo Imobilizado contabilizar este, por itens.

Exemplificando em vista do que entendi da sua pergunta: Uma empresa de transporte de passageiros tem determinado número de carros e ônibus de viagens, a idéia é que esta frota entre como ativo imobilizado na conta "Veículos", ou você visa desmembrar a conta "Veículos" Criando uma sub-classe discriminando cada veículo?

Suely Prates

Suely Prates

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 08:50

Felippe

acho que não coloquei de forma clara a minha duvida; o que acontece é o seguinte, na conta de veiculos tenho o valor de 50.000,00 e fisicamente tenho 3 veiculos, não tenho informações dos valores das compras e nem quando foram feitas, o mesmo acontece com a conta de computadores, provavelmente já devem estar completamente depreciados, inclusive um dos veiculos vai ser vendido, como fazer na ocasião da venda?
a minha pergunta é: o correto é fazer esses ajuste baseados num laudo tecnico ou eu mesma posso fazer o levantamento fisico e adequar na contabilidade? lembrando que a partir de 2007 todo imobilizado adquirido está cadastrado e depreciado corretamente e se eu mesma posso fazer qual o caminho?
abçs

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 09:31

Sugiro que no caso da conta veículos, inclusive pelas quantidades de bens ser restrita, que faça uma pesquisa de mercado, consultando alguma revendedora de veículos, por exemplo, e com base neste documento ajustaria a contabilidade para representar tal valor.

Já no caso da conta computadores é mais complicado, pois, sabemos que tais bens tem vida útil divergente do previsto pelo RIR, pelos bens estarem contabilizado em 2007, penso que não seja necessário fazer similar a conta veículos, devido ao fato dos equipamentos praticamente não terem mais valor de mercado, e também, por terem sua depreciação já bem avançada. Diria para deixar do jeito que estar, seria trabalho demais para pouca informação, a relevância não faz valer a pena.

Para melhor entendimento do que estou me referindo indico a leitura da CPC 01 e a CPC 27, que são referentes ao Ativo Imobilizado.

Espero ter ajudado.

At.
Marcos Vinicius

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 09:43

Interessante seria encontrar os documentos inerentes a aquisição dos Imobilizados em questão, mas por falta destes, algum amigo corrija-me caso esteja errado, como a empresa não tem comprovante de compra desse imobilizado, seria justo a empresa pedir um laudo técnico para determinar o valor de cada um desses itens e a própria empresa emitir uma nota de entrada em caráter de ativo imobilizado. Lembre-se que para não haver duplicidade, não deverá a empresa registrar o fato novamente e sim somente reconhecer o Imobilizado.

Gostaria que algum amigo confirma-se esta operação e fizesse ressalva caso necessário.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 11:06

Suely,

Para você ter um trabalho bem feito, você deverá relacionar o ativo imobilizado, item por item, conforme documento de aquisição, e fazer a depreciação, claro separadamente e fechando com a contabilidade, para no final você ter o valor de aquisição e a depreciaçao de cada bem, que com certeza você vai precisar destes dados a qualquer momento.

Espero ter ajudado,


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Tiago Lourenço Silvino

Tiago Lourenço Silvino

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 12:15

Prezados, boa tarde!
Tenho uma dúvida em relação a Ativo Imobilizado construido pela própria empresa. Quanto a formação do valor a ser contabilizado o NPC7 item26 deixa isso muito claro, no entanto minha dúvida é quanto ao procedimento fiscal.
A empresa pra qual presto serviços fabrica carrocerias de ferro para caminhões e uma das carrocerias por ela fabricada foi aplicada em um caminhão do seu próprio ativo imobilizado, porem uma das exigencias para emplacamento do veiculo é a nota fiscal da carroceria.
Eu posso emitir uma nota "da empresa para propria empresa" isso é possivel???

"DEUS SEJA LOUVADO!!!"
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 12:51

Prezado Tiago,

Isso é possível sim, no caso da empresa em que você trabalha a confecção das carrocerias são um estoque da empresa, nesse caso, você deve emitir uma nota fiscal de transferência do estoque para o imobilizado, onde a empresa será ao mesmo tempo fornecedor e cliente.

Se não me engano o CFOP para esta operação é 1.552 "Transferência de Bem do Ativo Imobilizado". Sugiro que você se certifique da parte tributária da operação, com certeza você terá que estornar o ICMS creditado na compra dos materiais utilizados na fabricação da carroceria e fazer a apuração pelo CIAPS.

At.
Marcos Vinicius

lucia helena messias

Lucia Helena Messias

Bronze DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 15:40

Boa tarde!

alguém sabe me dizer como dou baixa de bens apreendidos através de mandato de busca e apreensão. Todos esses bens estão contabilizados e suas respectivas depreciações também.
Os credores foram pessoas juridicas de direito privado, na sua maioria bancos e administradoras de financiamentos.
Um parte desses bens estavam totalmente quitados e outros ainda estavam financiados, muito embora esses financiamentos não estavam, óbvio sendo pagos, o que deu causa a tudo isso.

desde já agradeço

Lúcia

Rafaela de Lima

Rafaela de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 15:49

Boa Tarde Pessoal!!!
Preciso de uma opinião de vocês.
Estou fazendo a contabilidade de uma empresa Prestadora de Serviços.
Estive dando uma verificada no imobilizado da empresa e os "bens" que foram registrados não tem nota fiscal, não tem a localização destes bens, Não tem nem nome do que é o imobilizado registrado.
Alguns já estão 100% depreciados, outros tem valor muito baixo depreciação em 50%.
Alguém tem alguma idéia do que eu faço, o antigo contador não me deixou nada, não tinha controle de nada.

Obrigada pela ajuda.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:11

Prezada Rafaela,

Caso você queira realizar todo o levantamento terá um enorme trabalho. Mais o primeiro passo é realizar um inventário do imobilizado, listando com o máximo de detalhes todos os bens da empresa. Posteriormente, através dos arquivos, procurar pelas notas fiscais das aquisições destes imobilizado. Tendo feito isso, basta planilha tudo e realizar os devidos cálculos de depreciação para chegar aos números atuais reais, contabilizar os devidos ajustes e fazer a manutenção para os períodos seguintes. A outra forma é contratar uma empresa especializada para fazer o inventário e precificar todo o imobilizado. Estão são as formas que conheço para regularizar tal situação.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.