x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 8.806

Como contabilizar o Crédito de ICMS na DRE

Tiago Pessoa

Tiago Pessoa

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 13:30

Pessoal,
Sou novo aqui no fórum. Espero que esteja postando esta duvida na seção correta.
Eu trabalho em uma empresa de pequeno porte (Uma Franquia de vestuário) e estou elaborando uma DRE para apuração do Lucro Liquido.
A dúvida que eu me deparei foi com o crédito do ICMS. Eu sei que na DRE só podem constar resultados, e crédito de ICMS é um direito e deve constar em Impostos a Recuperar no ativo do BP.
Compramos do nosso fornecedor em SP que nos envia pagando um ICMS de 7%, nós pagamos aqui no estado uma alíquota de 17% de ICMS e recuperamos estes 7%.
Eu acho justo contabilizar de alguma forma este crédito de ICMS na DRE.
A dúvida seria de como ele deve constar na DRE. Devo reduzir a alíquota do ICMS para 10% (Nos impostos incidentes sobre a venda)? Devo abater das receitas operacionais brutas? Ou alguma outra solução?
Atenciosamente,
Tiago Pessoa

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 13:45

Tiago,
Você deve lançar o vr. bruto das receitas e abaixo os impostos s/as mesmas, subtraindo, do mesmo jeito você poderá fazer com as compras, não vejo problema algum desde que os dados mostrem a realidade da empresa.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.