x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.019

Contabilização de lançamentos

DANIELLE MEDEIROS

Danielle Medeiros

Bronze DIVISÃO 3, Agente Financeiro
há 12 anos Sábado | 24 setembro 2011 | 22:05

Boa noite, sou estudante de contabilidade como não trabalho na área vivo lendo tudo sobre o assunto.
Gostaria de saber se existe um critério, regra para a contabilizar os lançamentos, como se sabe que o lançamento vai pra a conta de resultado e não para o ativo ou passivo.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 25 setembro 2011 | 07:29

Danielle Medeiros

Pensa , num primeiro momento, somente nos conceitos de Bens, Direitos e Obrigações, porque o conceito de receitas e despesas será uma consequencia.

Vamos supor que eu adquiri, comprei, um bem (mercadoria) sem me desfazer de outro bem(por exemplo dinheiro). Registrando este fato contábil.

-Bem adquerido registro no ativo;
-Obrigação gerada registro no Passivo;

Agora vamos supor que este bem foi vendido.
-Foi vendido a vista houve a troca de um bem por outro(dinheiro)
-Se foi vendido a prazo gerou um direito a receber

Agora sim, vendemos um bem que nos custou alguma coisa, portanto temos que dar baixa neste bem, que está registrado no ativo e registrar na despesa e receita

Portanto, toda vez que for adquerido um bem e nos desfazemos deste bem irá gerar uma despesas e/ou receita

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Daliana Lima

Daliana Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 12 anos Domingo | 25 setembro 2011 | 14:18

Boa tarde Pessoal,

Trabalho como Coordenadora da Área Financeira e tenho um conhecimento básico da contabilidade, estou querendo fechar um simulador dos impostos trimestrais (IRPJ-CSLL) e PIS-COFINS não acumulativo no formato de empresa no Lucro Real, alguém tem algum modelo ou regra para me explicar, pois estou confusa na parte dos cálculos.

Agradeço à atenção de todos e desde já agradeço à ajuda.

Grata,
Daliana Lima.

Daliana Lima
Coordenadora Adm-Financeira
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.