x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 6.908

Contabilização empresa simples nacional

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 20:59

Boa noite!
Por favor,
Qual a relação de compras, vendas e despesas´para fechar a contabilidade do simples nacional( livro caixa)
No caso a empresa é uma recuperação de peças, tira se a peça velha do carro, recondiciona, e vende, ou então compra se de vez em quando sucata e recupera-se essas bandejas e vende-se...
na verdade compra se com nota as sucatas, mais as tintas, lixas, compra se também de vez em quando, porque é um material que não gasta muito, então nem todas as peças são pintadas, a verdade é que não se tem nota fiscal de compra de materiais, e tem a nota das vendas das peças, e paga se as despesas com dinheiro de caixa(despesas triviais como agua luz guia simples, inss etc), e como se quase não se compra nada, nã temos fornecedores a pagar, e o nosso caixa ficou alto por causa disso... que fazer neste caso?
Por exemplo vende se 12.000,00, e tem se de despesas 6000,00, quanto tenho que ter de notas de entrada? e se eu não tiver notas de entrada?
posso ter alguma complicação com isso?
grata

Tania

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 17:09

Tania
Boa tarde


Não há uma "regra" de quanto de entrada se deve ter, pela legislação estadual por exemplo toda entrada precisa ter nota fiscal, assim como toda saida deve ser emitido nota fiscal.

Hoje em dia o conceito do governo é fazer com que o contribuinte fiscalize seus parceiros - clientes e fornecedores, normalmente uma fiscalização pessoal na empresa o fisco já sabe da inconsistencia e esta lá apenas para confirmar, com a nota fiscal eletronica e as obrigações acessorias tudo ficou eletronico, o governo fiscaliza sem precisa ir na empresa.

Via de regra uma empresa do simples nacional tem um risco menor de ser fiscalizado mas não é impossivel, qq operação "errada" a empresa corre o risco de ser penalizado.


Heloisa Motoki

JUSSARA MURTEIRA CELEM GARCIA VIDAL

Jussara Murteira Celem Garcia Vidal

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 17:18

Escrituracao contabil simplificada, obrigatoria para as empresas contempladas pelas disposicoes da LC 123/06, alteradas pela LC 127/07, esta contextualizadas pela NBC T 19.13, tratada na Resolucao CFC 1.115/07. Não esquecendo que o art 1.179 do Codigo Civil é determinativo quanto a exigencia da contabilidade. As empresas optantes pelo simples sao obrigadas a eleboracao de balanco patrimonial e da demostracao do resultado do exercicio, facultada das demais demonstracoes previstas na legislacao societaria

Katia  Cristina

Katia Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 14:53

Pessoal me tirem uma duvida!

Qual os procedimentos pra levantar a divida e a "VIDA" de uma empresa??

Pois bem esta empresa foi aberta em meados de 1997, e digamos que os responsáveis deixaram-na de lado não cumprindo com suas obrigações e sem saber o que esta acontecendo, ontem dia 20/10/2011, a dona desta empresa que reside em outra cidade recebeu um comunicado de bloqueio judicial em conta.

Pesquisei o processo, e vi que existe 10 processo no nome da empresa, com a seguinte ação "execução fiscal (em geral)" desde 2002 até 2011?

Como fazer pra fechar esta empresa e quitar seu débitos?

No Aguardo!

Katia Lima
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 15:32

Boa tarde Kátia !

Este é o tipo de situação que o empresário vira as costas para o fisco e contador acreditando que nunca vai acontecer nada.

Pode ser levantada a situação fiscal na Receita Federal e no Posto Fiscal, onde com certeza existe uma sonegação fiscal em todos os sentidos, desde pagamento de impostos até as declarações obrigatórias que devem ser entregues ao Fisco.

Se esta empresa nunca pagou impostos em tempo hábil sem multa e juros, agora com multa e juros será muito mais difícil, mesmo porque terá que ser deste período todo que não pagou.

Precisa saber até onde eles querem pagar estas contas !
Para o contador, além das pesquisas de situação fiscal nos órgãos do governo será necessário fazer uma auditoria na empresa, saber se emitiram notas fiscais de saídas, se possuem as notas fiscais de compras, de despesas e toda documentação financeira para poder fazer a escrituração.

Talvez seja até necessário um advogado tributarista, se realmente eles querem regularizar esta situação.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 15:54

Kátia, o contador pode fazer o levantamento da situação da forma que falei, levantar a situação no Fisco e a autidoria pra saber o que tem de documentos, porque o contador escritura e contabiliza documentos.

Agora precisa pegar esta "Execução Fiscal", ler atentamente, pode ser que tenham arbitrado o faturamento da empresa e tributado este período todo.

Aí se for um caso de procurar advogado, seria se houver alguma ação judicial que seja necessária ser feita.

Mas, eu vejo que precisa saber até que ponto eles querem regularizar, e também parar os honorários do Contador.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
aparecido lima

Aparecido Lima

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 22 outubro 2011 | 14:57

boa tarde , estou quase me formando e estou pensando em pegar umas empresas pra trabalhar, mas nao tenho pratica em nada. estou contando com ajude de um contador amigo meu . sera que devo confiar nele?

bom dia estou procurando um estagio em um escritorio de contabilidade em goiania
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 08:49

Bom dia Robson !

A opção para o SIMPLES NACIONAL se faz em janeiro, pesquise no Fórum sobre este assunto de enquadramento e opção que você vai encontrar o material que precisa.

O contador precisa estar atento e se interar do enquadramento fiscal da empresa, no âmbito municipal, estadual e federal, para que possa cumprir as obrigações fiscais principais e assessórias, bem como orientar e dar suporte o cliente.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 09:02

Bom dia Aparecido !

Sem ter nenhuma experiência no ramo é necessário que você tenha conhecimento teórico da área fiscal e contábil e conte com uma assessoria adequada para que possa se tornar responsável na escrituração de empresas.

A questão de confiança é pessoal, não há como comentar.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.