x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 16.296

Proforma Invoice ou Commercial Invoice

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:51

Gostaria de saber dos colegas de profissão o que devo contabilizar no processo de importação, faço o lançamento reconhecendo o passivo a pagar na conta de Fornecedores Estrangeiros através da Proforma Invoice ou Commercial Invoice?

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 11:24

Bom dia Heloisa!
obrigado pela ajuda, porém acredito eu que já li todos os topicos falando sobre importação no forum, tirei varias duvidas pode ter certeza disso, mas minha duvida continua, pode até ser por um capricho meu... é o seguinte, meus fornecedores emitem a proforma invoice como se fosse um pedido e somente quando carregam o container e fazem o embarque no porto é emitido a Commercial Invoice, talvez esse procedimento seja feito pelos meus fornecedores por questão de não ter a certeza da quantidade de peças que cabe dentro do container ou seja assim mesmo, eu estou fazendo o lançamento do fornecedor a pagar apenas na emissão da Commercial Invoice e o cambio pago antes da comercial invoice estou lançando como adiantameto.

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 08:34

Bom dia!!!
Eu não faço isso, eu faço o reconhecimento do passivo a pagar na emissão da Commercial invoice por seguir procedimentos IOB e porque na hora da analise a variação dependendo do lançamento que eu faço pelo motivo de que meu saldo de fornecedor estrangeiro é muito alto.
Me fala mais uma coisa, a variação cambial antes da DI você lança no ativo e depois disso na conta de resultado?
já aconteceu com você do valor gasto na importação ser menor que a Nota fiscal emitida? o que fazer neste caso?
Não achei nenhuma previsão legal sobre este procedimento, portanto para bater a minha conta de Importação em andamento eu faço um lançamento estornando a diferença entre a nota fiscal e os pagamentos.
agradeço pela atenção
Fábio

CLAUDIA ANDRADE

Claudia Andrade

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 13:59

Heloisa,

Gostaria de saber uma melhor Definição ref. ao Pro-Forma:

- Existe uma Base Legal???

- Qual Modelo correto para Const.Civil???

- Existe Escrituração para esse tipo de Documento???

** A Empresa tem um Contrato registrado e utilizará esse Docto
apenas para "Adiantamento de Pagto"... Será emitida uma NFSe
posteriormente no ato do Serviço Prestado.**

Grata e no aguardo,

CLAUDIA ANDRADE
Analista Fiscal
(11) 97702-3132 Tim
Skype: cacaudh (Facebook)
Email: [email protected]
http://cacaudh.blogspot.com.br


Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 12:02

Claudia
Bom dia

A Fatura pro forma é o documento em que o exportador ou fornecedor indica ao importador o preço que deveria pagar e as condições em que será efetuada a venda da mercadoria. Não é uma fatura de cobrança, senão o compromisso escrito entre o fornecedor e o comprador, de que a mercadoria será entregue em determinadas condições e será cobrado um preço especificado. Indica-se, também, se a mercadoria será transportada por via marítima, aérea ou terrestre, se os embarques serão parciais ou totais, o prazo de entrega da mercadoria e a forma em que esta deverá ser paga. Normalmente, esta fatura tem determinado prazo de validade no tocante às condições nela estabelecidas.


No site Brasil Global Net (do governo) há varias informações que podem te ajudar.


Heloisa Motoki

Marcelo Gasparatto

Marcelo Gasparatto

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 14:16

tenho apenas um commercial invoice, nada mais, minha duvida é se com esse documento eu ja posso fazer minha nota de entrada de importação ou vou precisar fazer todo o processo, D.I. recolher os impostos etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.