x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 520

Entrada de Nova empresa já constituída

Everton Dameda de Sa

Everton Dameda de Sa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 09:52

Bom Dia Colegas,

Sou novo aqui no Fórum e também na área contábil, há pouco tempo estou trabalhando num escritório contábil, e gostaria de umas opiniões e informações sobre a transferência de empresas entre escritórios, pois acompanhei uma aqui, e ao meu ver, vejo falhas.

1 – O contador simplesmente recebeu a documentação do outro escritório e arquivou, ficando apenas com os demonstrativos, justificando que caso haja algo em atraso ou guias a serem geradas, e de responsabilidade do outro contador. Isso é correto? A meu ver deveria realizar uma conferencia destes documentos, como relatado em outros tópicos, porem quais documentos deveriam ser conferidos?

2 – Quais os demonstrativos que o contador anterior deve fornecer?

3 – Finalizando, os “órgãos” onde deve informa a transferência de contador e apenas a SEFAZ e CRC?

Agradeço deste já.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 08:39

Bom dia Everton !

Você tem razão, o procedimento correto, e também para a segurança maior do empresário e do contador atual é fazer uma auditoria na empresa, conferindo todos os documentos recebidos para se saber se todas as obrigações da empresa para com o Fisco Estadual, Federal e Municipal estão cumpridos.

Não presisam ser fornecidos demonstrativos do contador anterior, o contador atual que deve saber quais são as obrigações da empresa através do enquadramento fiscal, Simples Nacional, L. Real ou Presumido, e através disso se pode saber todas as obrigações ficais da empresa.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.