x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 1.586

Duvida na contabilizacao

ANDRESA CASTELO BRANCO

Andresa Castelo Branco

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 09:26

Bom Dia gostaria de saber se alguem pode me ajudar estou com uma duvida na contabilização de uma determinada situação é assim o meu cliente ele recebe no banco um determinado valor porem ele usa um determinado valor para despesas assim ex.

D - Banco R$ 22.728,74 (Ativo)
C - Duplicatas a receber R$ 21.932,42(Ativo)
C - Adto de despesas R$ 796,32 (passivo)

Provisao das despesas

D- despesas R$ 796,32
C- Ato de despesas R$ 796,32

Ai que esta minha duvida como ele adta o valor estou tributando duas vezes e nao estou zerando a conta adto qual lancamento fazer pra zerar?

Desde ja agradeço
Andresa

Andresa Castelo Branco
Analista Contabil
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 14:50

Boa tarde Andresa !

Verifique qual o tipo de carteira que ele esta utilizando, se é desconto de duplicatas ou cheques, por exemplo.

Esta forma que você citou não dá para definir que tipo de operação financeira foi efetuada, se for desconto de duplicatas a forma que você está citando está totalmente errada.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 15:51

Andresa, para que o seu cliente receba do banco o valor que você citou, ele fez uma troca de duplicatas ou cheques.

Veja no Extrato bancário ou ligue no banco e pergunte que operação foi esta que houve o crédito na conta do seu cliente.

Para estas transações, tem contrato e extrato separadamente da conta corrente da movimentação.

Desta forma que você está colocando não há como definir que operação foi feita pelo seu cliente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
MARCIO DIAS

Marcio Dias

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 17:27

Tenho uma conta de passivo ( cont sindical ), no ano de 2010 ela veio com um saldo credor muito a maior do que os pagtos que teriamos a receber em 2011; não posso reabrir o exercicio, como devo fazer este lançamento de ajuste?

RAÉRIO DAYVSON V. DE CARVALHO

Raério Dayvson V. de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 21:51

Olá amigos, minha dúvida é a seguinte, fui procurado pra fazer a contabilidade de uma empresa, até ai tudo bém, o problema é que estou percebendo que a contabilidade feita anteriormente não era muito lícita, devo procurar a receita e procurar regularizar e fazer os lançamentos a partir de agora e consequentimente me responsabilizo pelos meus atos, em que lei devo fundamentar-se,

Raério Dayvson V. de Carvalho
Bacharel em Ciências Contábeis
https://www.sertaocontabil.blogspot.com
ANDRESA CASTELO BRANCO

Andresa Castelo Branco

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 08:13

Raério, é assim geralmente quando nos contadores pegamos um serviço contabil nos fazemos um contrato que apartir daquela data nós nos responsabilizamos o que ficou pra traz é responsabilidade do outro contador. De duas uma ou voce deixa os saldos inciais apontando sempre na conciliação ou vc no primeiro dia da sua responsabilidade abra uma conta de ajustes contabeis no patrimonio e regulariza os saldos e depois e no final do exercicio vc deduza do resultado. Mais isto tem que ser apurado e deixar o seu cliente ciente para qualquer fiscalização futura, pra que nao haja problemas pra vc. Espero ter ajudado.

Andresa Castelo Branco
Analista Contabil
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 09:30

Olá Marcio !
Eu não entendi sua colocação; contribuição sindical no passivo é contribuição à recolher, certo?
Porque você comparou com pagamentos à receber?
Qual é a atividade desta empresa?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
MARCIO DIAS

Marcio Dias

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 09:44

Bom dia Gilberto !
Na verdade me expressei mal. É isso mesmo, cont sindical a recolher. O que eu quis dizer é que o valor do saldo credor ref a previsão de dez 2010 veio muito maior do que realmente eu tenho de guias pagas em janeiro de 2011.
Atividade da empresa é de conservação e limpeza. Qual seria a melhor forma de fazer um lançamento de ajuste deste saldo que tenho de diferença?

Abç !

Renata

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 23:41

Prezados,

Gostaria de saber como faço para contabilizar o desconto de 6% referente a VT na folha de pagamento. .. Ex.: quando a empresa paga o VT de um funcionário com salário de R$ 800,00, lanço o seguinte:
D- Despesas com VT de funcionários - R$110,00
C-Banco - R$ 110,00

Quando lanço a folha de pagamento, no valor que corresponde ao desconto de 6%, lanço o seguinte:
D- salários a pagar - R$ 48,00
C - Despesas com VT de funcionários - R$48,00

Isso está mesmo correto? Posso reduzir a conta de despesas???

Agradeço se puderem me ajudar,

Renata Rodrigues.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 08:11

E aí Marcio !

Olha, estas contas do Passivo é necessário ter muito cuidado com o saldo delas, o ideal é de fazer uma conciliação retroativamente até encontrar onde está o erro, porque o diferença pode ser de algum mês que não pagou, ou ficou alguma parcela ou diferença, enfim, somente após realmente encontrar onde houve o erro é que podemos baixa-lo.

Agora, quando se baixa saldos de provisões feitas erroneamente que estão no passivo, vai gerar uma receita, que deverá ser tributada também, porque este erro lá na época do lançamento gerou uma despesa que diminuiu o lucro e consequentemente o valor da tributação.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Aguinaldo Masetto

Aguinaldo Masetto

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 18:03

Prezados Mestres,

Por favor gostaria de obter a ajuda dos senhores(as) para preparar um fluxo contábil (débitos e créditos) da remessa de um produto final para Demonstração em uma feira de exposição, sendo que o mesmo retornará ao estoque.
Para esta situação descrevo o seguinte cenário:

1. O fabricante emitirá a Nota Fiscal Eletrônica de simples remessa CONSIGNAÇÃO contra ele mesmo.
2. A NFe deverá destacar o ICMS (deve destacar o IPI?)

3. Após o evento será emitida uma nova NFe simples remessa para acompanhar o produto final de volta ao estoque.

No lançamento contabil da remessa deverá conter as seguintes ocorrências:
- Não deverá gerar o ítem do Contas a Pagar ou Receber.
- Transferencia do Inventário (estoque) para o estoque em consignação
- ICMS

No lançamento contabil do retorno deverá conter as seguintes ocorrências:
- Não deverá gerar o ítem do Contas a Pagar ou Receber.
- Transferencia do estoque em consignação para o Inventário (estoque)
- ICMS

Bem isso é tudo que tenho de informação. Fico no aguardo do apoio dos experts.

Muito obrigado,
Aguinaldo.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.