x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 912

Ajusto no valor do estoque

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 10:31

Bom dia companheiros da Contabilidade!

Estou precisando de uma ajuda para conseguir fazer o ajuste do meu estoque.

A Empresa fez o seu inventário e seu estoque ficou em aproximadamente em R$ 950.000,00. Porém, o seu Estoque contábil está em aproximadamente em R$ 265.000,00. A empresa é tributada pelo Lucro Real Anual com Balancete de Suspensão ou Redução. Como ajustar este valor de Estoque sem ter que mexer no resultado da Empresa, uma vez que, se isso ocorrer, a Empresa terá que recolher os impostos sobre esta diferença.

Conto com a ajuda de vocês!

Att,

Igor Ayres

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 10:58

Igor Ayres Hemetrio

Está diferença significativa do estoque contábil para a contagem fisica do inventário vem mostrar que existem erros na contabilidade ou no preço de custo dos produto inventariados.

Erro contabil pode ter sido feito, propositadamente, aumentando o CMV para que o lucro se tornasse menor, como consequencia o estoque fica tambem menor. Se o motivo da diferença foi esta só existe uma alternativa para não pagar de imediato tributos ocasionados pelo lucro de R$ 685.000,00(950-265), faça apuração mensal do IRPJ e CSLL atraves do faturamento bruto ao inves do levantamento do Balanço de mensal. O fisco te permite que voce escolha se vai recolher pelo faturamento ou atraves de balanços de Suspensaõ ou Redução, normalmente será escolhido o menor imposto a recolher.

Erro no Inventário
- Verificar se o preço unitário está sem os tributos (PIS, COFINS, ICMS, IPI). Se não excluir o valor dos tributos haverá valorização dos estoques;
-Se houve valorização do estoque, não convem que seja feita no meomento;
-Erro na contagem fisica. Contagem a maior do que efetivamente existe

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.