x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 781

Iniciando Contabilização

Gisele Dias da Silva

Gisele Dias da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 11:53

Bom amigos, estou iniciando na carreira agora e tenho muitas dúvidas com relação á contabilização, meu 1º cliente é um salão de beleza enquadrado no Simples Cnae 9602-5/01, a empresa foi criada em 02/2011, mas nada foi feito pelo outro contador, possui CNPJ, Alvará, inscrição municipal e estadual. Como começar? Sei que tenho que integralizar o capital, o salão recebeu receita via cartão de crédito, nos meses de março a outubro,porém não emitiram nenhuma nota, o que faço? Me ajudem, Desde já agradeço

carlos anselmo da gama

Carlos Anselmo da Gama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 14:54

Gisele,

primeiro verifique junto a prefeitura que esta submetido esse estabelecimento para certificar-se da obrigatoriedade de emissão de nota fiscal.
Ocorre que alguns casos, algumas prefeituras desobrigam da emissao da mesma face a simplicidade das operações e também por cobrar ISS de forma estimada.
Se estiver desobrigada mesmo, sugiro que vc faça o lançamento incial de constituição da empresa , registrando o capital social, e a partir dai , você deverá adotar critérios para reconhecimento dessa receita, no caso acredito que o unico meio seria voce entender que os creditos na conta corrente deste salao seriam as receitas .
e as despesas solicitar que as compras sejam efetuadas em nome da empresa e nao em nome da pessoa física.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.