x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.408

Claudenice Moro Floriano

Claudenice Moro Floriano

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 14:24

boa tarde,
preciso tirar uma duvida, na parte de balancete, meu contador nos falou que na conta de despesas, os valores entram como debito e só soma, nao diminuem, como na conta de fornecedores onde há um credito e um debito, e tambem nos disse que somente no final do ano esta conta será zerada, é verdade isso? pois sendo assim minha conta de despesas esta sempre alta, pois nao tera credito para eliminar debito, pq? e se todo mes eu fiz um pagamento referente aquelas despesas onde creditou aqueles valores? existe algum artigo que confirme esta informações., sem mais, fico no aguardo - Obrigada por enquanto!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 14:36

Claudenice,

Se entendi o que você quer saber, vou tentar te ajudar,

Durante o ano ou periodo, as receitas e despesas são lançadas separadamente, só no final do periodo é que as mesmas são zeradas para fins de apuração de lucros ou prejuizos,são denominadas contas de resultado.

Agora, na contabilidade há a conta caixa(entrada e saída de dinheiro), e você só pode pagar as despesas se houver saldo nesta conta caixa(dinheiro para pagar), e com certeza o seu contador sabe disso.

Com referência aos fornecedores, estas contas encerrarão quando do pagamento dos mesmos(quando você não dever tal fornecedor), independente de qual data, periodo, ano e etc.

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Claudenice Moro Floriano

Claudenice Moro Floriano

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 16:59

obrigada pela resposta, quanto a conta de fornecedores, está tranquilo eu sei que tem que ter um debito e um credito para baixar determinado valor... mas na parte de contas de resultados em despesas, eu pedi um balancete para meu contador e ele enviou, mas nesta parte de despesas, cada despesas tem uma valor alto em aberto, pois vem somando desde o inicio do ano, então pedi um razao pra confirmar e no razao de cada despesa tem somente debito e nao credito, como nós já levamos alguns erros em relação o balanços mal elaborado por contadores, fica a duvida se a informação é correta ou não... perguntei pra ele, e ele nos informou que despesas so zera no fim do ano, vai somando e no fim do ano baixa...é verdade? e eu posso tirar um balancete de quanto em quanto tempo, pra verificar se estas despesas foram zeradas...

Gustavo Henrique Vieira

Gustavo Henrique Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 17:21

Boa tarde!

Claudenice,

Na contabilidade temos contas patrimoniais e contas de resultado, a despesa é uma conta de resultado e como tal deve ser "zerada" no final do período contábil, que pelo que pude perceber é de um ano e coincide com o calendário.

Sua dúvida é saber o porquê de que na conta de despesa há apenas débitos, diferentemente da conta fornecedores. Isso se deve pelo princípio do regime da competência e ao fato da despesa ser uma conta de resultado. Assim como a receita que se só é transferido o saldo da conta no final do exercício, ou seja, no final do ano, a despesa segue o mesmo procedimento, a conta vai acumulando ao longo do ano todos os saldos de despesa e só é transferido o saldo ("zerado") no final do ano, quando se elabora a DRE. Vou usar um exemplo aqui para ficar mais claro.

Ao longo do ano de 2010 a sua empresa teve um total de despesas de R$ 10.000,00 e de receitas de R$ 12.000,00, no final do ano ( periodo contábil) você realiza a apuração do resultado da seguinte forma:

D- apuração de resultado R$ 10.000
C- despesas R$ 10.000

D- receita R$ 12.000
C- apuração do resultado R$ 12.000

Logo você obteve um resultado (lucro) de R$ 2.000, veja que é neste momento que a conta de despesa é creditada ( e zerada também!) e a de receita debitada, como sua empresa tem o período contábil de um ano, você pode tirar esse balancete sempre no primeiro dia do ano que deverá estar a conta de despesa "zerada".

A informação do seu contador está correta, as despesas irão se acumulando ao longo do ano para confrontar as receitas no final, caso seja necessário algum ajuste existe a conta de recuperação de despesa que deve ser creditada!

Espero ter ajudado!

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.