x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 3.918

contabilidade em atraso

AGNALDO JESUS

Agnaldo Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 13:59

Prezados Colegas,

Quero informar-lhes que sou novo nesse ramo e estou contando com o apoio de vocês, pois creio que quando cooperamos um com o outro, mais a classe contábil será valorizada!
Estou com um probleminha em uma empresa de lucro presumido, pois o balanço de 2010, apresenta com várias divergências e é preciso refazer toda a escrituração devido apresenta uma diferença alta entre o Ativo e Passivo de uma valor muito relevante!
Acontece que o dono da empresa, quer regularizar a empresa, pois sabemos que futuramente, poderá ocasionar problemas sérios diante de uma eventual fiscalização!
Com a experiências dos colegas, gostaria de saber se eu posso iniciar a escrituração a partir de janeiro de 2011, esquecendo 2010?, fazendo os ajustes necessários e fazendo o inventário de todos os saldos existentes???

Desde já, agradeço a atenção de todos!

ELOACH DE SOUZA E SOUZA

Eloach de Souza e Souza

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 18:48

O certo seria você ajustar o Balanço de 2010 para deixá-lo dentro da legalidade, para assim você começar a fazer o de 2011 estando tudo certinho. Um conselho particular meu, seria que você ou o proprietário da empresa tentasse resolver da melhor maneira possível com o antigo contador, pois é complicado você tentar concertar algo que você não fez, e se, por acaso vier a ocorrer algum problema, o antigo contador pode alegar que você que fez, entende?!
Comece ajustando o de 2010, pois só assim o de 2011 poderá sair correto e na legalidade.

Eloah de Souza
Ausivar de Lima

Ausivar de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:04

Ok Fellipe, boa tarde!
É que uma vez eu tava numa empresa que não tinha nem metade dos lançamentos contábeis do ano anterior, aí eu fiz um balanço de abertura!!
Meu procedimento foi equivocado?

http://www.sitedecontabilidade.com/
" O Sucesso é um professor perverso, ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais irão cair"
" Se Cristo vos livertar, verdadeiramente sereis livres"
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:41

Você trabalhou com a informação e saldos que você tinha em mãos, vindo de outro contador? Caso você tenha feito ressalvas ao exercício incompleto aos sócios da empresa formalmente e ao antigo contador acredito que seja suficiente para eventual defesa. De toda forma seria muito interessante você buscar as informações que faltam para ficar com sua contabilidade certinha.

Ausivar de Lima

Ausivar de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 17:28

Não Felippe, pois muitos lançamentos não eram feitos por não possuir comprovantes ou documentação idônea, fiz a mesma com base em tudo que se tinha documentado. p. ex. no IMOBILIZADO, coloquei todos os imobilizados que tinham NF, fiz o mesmo com o Material de Expediente. e aí lancei todos os ativos e passivos, e a diferença entre o primeiro e o segundo, como foi positiva, classifiquei como superávits acumulados, por se tratar de uma empresa do 3 setor

http://www.sitedecontabilidade.com/
" O Sucesso é um professor perverso, ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais irão cair"
" Se Cristo vos livertar, verdadeiramente sereis livres"
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 09:05

Bom dia a todos...

Estou numa situaçao meio complicada e como não tenho experiencia no Departamento Contábil, gostaria de saber se algum colega pode me orientar.

Tínhamos uma pessoa que era responsável por escriturar os Livros Caixa e fazer a contabilidade das empresas optantes pelo Simples e as menores optantes pelo Lucro Presumido.
Acontece que nada foi feito durante o ano inteiro de 2011. Como a "bomba" foi jogada em minhas maos não sei bem o que fazer.

Algumas das empresas tiveram seus Livros Caixa feitos em 2010. Pensei em fazer Contabilidade uma vez que tenho todos os movimentos aqui comigo (desde Janeiro até Outubro). Dessa forma, começaria 2012 com as empresas já sendo Contabilizadas.

Mas o que me deixa dúvida é: Alguns clientes não observam o princípio da Entidade, e existem muitas contas pagas da empresa na conta corrente dos sócios e existe contas dos sócios pagas com o dinheiro da empresa... já falei com eles e não adiantou.

O que os colegas mais experientes podem me aconselhar? Faço a Contabilidade ou Livro Caixa?
Pelo que soube, a Contabilidade é obrigatória para todas as empresas, quer sejam do Simples , Lucro Presumido, Real ou Estimado. Mas e nesses casos acima? O que eu devo fazer? Faço um Balanço de Abertura e começo a Contabilidade com a documentaçao fornecida pelo meu cliente uma vez que os fatos são acontecidos?

Meu receio é que apesar de eu ter me formado como técnica contábil, a realidade é bem diferente daquela que vemos no curso, onde a Contabilidade começa com a abertura da empresa...

Grata,

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 09:30

Caro Ausivar, você agiu correto em só reconhecer documentos idôneos para a contabilidade, fora isso não há nada mais a se fazer quanto a contabilidade, só podemos reconhecer o que demonstra diretamente ser da empresa.

Caroline, sua situação é um tanto quanto desconfortável, mas assim como o colega Ausivar, você deve contabilizar os documentos que fazem parte integrante da empresa, se há um descontrole que fere o princípio da Entidade, sugiro que você se assegure de estar fazendo a sua parte, passando formalmente esta informação a eles, de que não podem fazer e a que principio fere.

Para entender melhor, consideraremos que esta operação seja empréstimo a Sócios e Empréstimo de Sócios, para isso você vai precisar seguir algumas parametizações. Dê uma lida neste Empréstimo a Sócios para te ajudar melhor na resolução deste problema.

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 10:02

Obrigado Felippe... então devo esquecer Livro Caixa? !

Dei uma olhada no tópico Emprestimo a Sócios, e me esclareceu muito. Mas vou olhar melhor para efetuar os lançamentos.

Uma outra coisa, uma dessas empresas (Do Simples) tem um veiculo, no entanto, apesar do financiamento estar sendo pago com o dinheiro da empresa (informaçao obtida através do Extrato Bancário) foi comprado em nome do Sócio. Devo imobilizar, fazer a Depreciaçao... etc? Não tenho a data da compra nem a nota fiscal pois se deu antes de 2011. Ou devo dar o tratamento do emprestimo a socios orientado acima?

E as empresas que estão "sem movimento" (ou seja, nao estao faturando) mas tem Pró labore a pagar, contas diversas de agua, luz e telefone... Como eu devo tratar essas situações?

Peço desculpas se minhas perguntas soam um tanto "infantis" profissionalmente falando, mas estou realmente perdida...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 10:40

A empresa pagando um objeto que não está em nome dela também fere o principio da Entidade. Tem que se atentar quanto a isso, devemos preservar nossa classe, mas se isto está acontecendo, além do referido aviso que sugeri você dar, uma solução é o sócio pagar a empresa essa despesa que não está no nome dela, pode também entrar como emprestimo de mutuo de empresa para sócio ou até mesmo adiantamento de pro-labore, eu aconselharia o empréstimo de mutuo, desde que tenha a data de compra e nf do veículo para por em contrato.

Quanto as empresas sem movimento, como haverá pro-labore se não há venda? Se tiver acontecendo isto podem considerar como sonegação, as despesas ainda podem ocorrer desde que os sócios estejam injetando valores à empresa e estas não sejam a única fonte de renda deles.

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 14:48

Então, sobre as empresas sem movimento:

O que acontece é o seguinte, algumas delas, o sócio virou um "empregado".

Tudo começou assim:

Eram funcionários, abriram a empresa por exigência do empregador, pois assim os mesmos nao teriam os custos com a folha de pagamento. Ocorreu que no decorrer desse ano, esses sócios deixaram de emitir notas fiscais pois os "empregadores" já não viam mais a necessidade de tê-los como prestadores de serviços e sim como funcionários novamente. Dessa forma, o sócio possui a renda, mas nao emite a nota da empresa...

Aí fica o questionamento...

Esses sócios fazem a transferencia (mediante recibo) de valores da empresa para eles mesmos. No entanto, a partir de Maio não houve movimento, e aí? Será que tenho como ajustar isso? Uso o critério de empréstimos de Sócio?

Obrigada viu Felippe...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 15:48

Eles emitem recibo para eles mesmos de dinheiro proveniente do capital da empresa? Caso eles não queiram mais dar continuidade a empresa e querem ficar com os bens dela basta entrarem com um processo de Encerramento da mesma, Em caso deles estarem tirando dinheiro proveniente de capital da empresa sem que haja operação, a ídeia de emprestimo de mutuo viria a calhar.

Se eles estão como Empregados da outra empresa como pessoas fisicas a empresa está realmente sem movimento operacional, qualquer valor que entre para pagamento de despesas por meio dos sócios deverá entrar como Empréstimo de Sócios à empresa desde que feito o contrato de Mutuo na minha concepção.

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 15:52

No caso, o encerramento se dará em Janeiro (por opção dos sócios) dessa forma, preciso ajeitar todo o ano de 2011 que ficou em aberto... Mas ok. Muito obrigado pela ajuda... Vou usar a opção do Empréstimo.

Mais uma vez desculpe pelo incomodo...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.