x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 919

Contabilização de pagamentos

kleverton rocha de moraes

Kleverton Rocha de Moraes

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 17:32

Tenho uma empresa que está ocorrendo os seguintes fatos, o funcionário João tendo como cargo de administrador efetua os seguintes pagamentos para os funcionários da mesma empresa de sua própria conta bancaria com as transferências para, Roberta 100,00, Bela 90,00, Jose 95,00 e Pedro 110,00, no dia seguinte a empresa reembolsa esses valores para o João efetuando uma transferência para sua conta.

Como irei fazer essa contabilização?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 18:09

Olá Kleverson Rocha !

Esta é uma situação diferenciada, mas o importante é a empresa documentar corretamente esta operação.

Pelo visto são todos funcionários da mesma empresa, mas o que você deve contabilizar sãoos pagamentos efetuados para os funcionários no ato do reembolso do funcionário João, mas o ideal seria o pagamento em dinheiro ao João com os recibos dos funcionários todos assinados e quitados.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Thiago Victoria Coelho

Thiago Victoria Coelho

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 19:41

Kleverton,
A contabilização depende da natureza dos pagamentos, por exemplo se fosse um vale, pode ser contabilizado como adiantamento para funcionários quando vc efetuar o reembolso ao João, ou vamos dizer que seja o pgto de VT, então qdo houver o reembolso vc contabiliza em despesa, lembrando que a empresa deve ter todos os recibos ou documentos legais para comprovação da movimentação.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 08:40

Bom dia,

Afora as orientações já dadas é importante salientar que se trata de operação ilegal sobre o ponto de vista contábil, pois o João - em detrito ao Principio Contábil da Entidade - está tomando para sí as obrigações da empresa, sujeitando-se a ser "convidado" pela Receita Federal a dar explicações sobre a origem do dinheiro em sua conta particular. ( IN RFB 802/2007 )

Ainda que a operação desembolso/reembolso seja rápida, somos obrigados a concordar com o fato de que ao pagar os funcionários com dinheiro próprio João o emprestou à empresa. Face a isto é importante que o contador alerte-os neste sentido.

...

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 08:58

Bom dia,

Perfeito o complemento do Saulo, o Contador não pode simplesmente concordar com a forma que foi efetuada uma operação financeira pelo empresário. É sabido que ocorrem algumas operações como esta por diversos motivos, mas que deve ser tratada como uma operação isolada e o empresário precisa ser orientado sempre que é necessário consultar o Contador antes de qualquer operação comercial ou financeira duvidosa ou que não seja da rotina da empresa.


O que não pode acontecer é uma operação como esta se tornar rotina dentro da empresa, pode-se encontrar outras formas legais para se efetuar este pagamento.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.