x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 966

duvidas sobre palo de contas referencial

MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 09:25

Bom dia

Faço contabilidade de um supermercado no meu plano de contas eu uso:

1- ativo
2- passivo
3- despesa
4- receita
5-resultado exercicio

minha duvida e a seguinte, no plano de contas referencial eu tenho que colocar meu plano de contas na mesma sequencia da minha contabilidade? existe contas que eu tenho elas no grupo 4 e no referencial elas aparece no grupo 3, e no caso do resultado do exercicio em que grupo eu posso colocar , sendo se coloco no grupo 5 do plano referencial da erro.


obrigada , estou perdidinha

Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 16:00

Olá Marcia!

Não a necessidade de colocar o plano de contas contabil na mesma ordem do Plano de contas Referencial do Sped. Principalmente por que não na legislação uma ordem específica para as contas.

O que há é um Padrão que determina 01 para Ativo de 02 para Passivo. As outras contas são determinadas conforme a pratica do seu escritório.

Com relação ao DE/PARA, é só alocar as contas do plano de contas contabil com as do plano referencial sem se preocupar com a numeração.

DICA: Não esqueça de verificar a validade da conta do plano referencial.

Abraços
Sucesso e
FELIZ 2012!

MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.