x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 29.169

Conta Contábil Royalties

Rogerio Martins

Rogerio Martins

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Controladoria
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 10:07

Bom dia,

Nas despesas, qual seria a melhor conta contábil para evidenciar o lançamento dos royalties a serem pagos?
Pergunto pois tenho dúvida em qual conta contábil.

Sds,
Rogério Martins

LUCIANO TENORIO MOURA CAVALCANTE
Articulista

Luciano Tenorio Moura Cavalcante

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 20:58
Esp.Contabilidade e Planejamento Tributário
https://www.forumcontabeis.com.br
Rogerio Martins

Rogerio Martins

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Controladoria
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 13:50

Prezado Luciano,

Estes comentários dispostos no link que disponibilizou eu já havia verificado porém, nenhuma das responstas atenderam a minha necessidade pois sei que é um Despesa, porém em qual grupo de contas? Custo?

Sds,
Rogério Martins

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:08

Boa Tarde, Rogerio Martins.

1) Via de regra, os royalties são decorrentes de contratos de licença por uso de tecnologia ou processo de fabricação de produto adquridos de terceiros.

2) Neste caso, como trata-se de fabricação de produto com uso de tecnologia adquirida de terceiros através de Contrato de Licença ou Uso registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), os custos mensais baseados neste contrato devem ser contabilizados:

D - DRE, Despesas de Produção, conta: Despesas com Royalties (centro de custo da Engenharia de Produto)
C - PC, Obrigações Diversas, conta: Royalties a Pagar

3) Note que ainda devem ser observadas as retenções tributárias inerentes pelo pagamento destes royalties (ex.: IRRF) e respectiva contabilização.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.