x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 769

Venda Imobilizado

Fabiane Pereira

Fabiane Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 13:00

Olá!

Gostaria de tirar uma dúvida. Verifiquem se vcs podem me ajudar

Faço contabilidade de uma empresa que tem um imóvel alugado e ele "sublocou" esse imóvel a outra empresa. O contrato continua em nome dessa empresa que faço contabilidade, mas quem tá lá é essa outra empresa. Pois bem.., eles querem "vender" , ou melhor, cobrar pelas instalações e alguns móveis que estão lá.

Minha pergunta é: eles querem vender essas instalações e benfeitorias feitas no imóvel, como faço para contabilizar isso? Porde-se vender uma benfeitoria?

Obrigada!!

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 16:45

Boa Tarde, Fabi.

Primeiro vc deve conhecer o contrato de locação da sua empresa, sua cláusulas e condições; verificar também se o locador poderia sublocar este imóvel.

Em relação às benfeitorias efetuadas pelo locador (ou sublocador), deverá ser observado o que foi convencionado no contrato de locação:

a) Se o contrato rezar que as benfeitorias efetuadas pelo locador se incorporam ao imóvel sem ônus do proprietário, então vc incorporará estas benfeitorias ao seu imóvel. Estas benfeitorias agregadas correspondem a Receitas Operacionais que deverão ser tributadas;

b) Se estiver definido que o proprietário deverá ressarcir estes custos ao locador, então estas benfeitorias também se incorporam ao imóvel com desembolso deste custo pelo proprietário;

c) Se o contrato não determinar a forma, as partes deverão convencionar sua forma, isto é, incorporação com ônus ou sem ônus ao proprietário.

Portanto, o locador pode vender as instalações agregando estes custos ao imóvel em seu Ativo Imobilizado e ressarcindo o locador (ou sublocador).

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.