x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 12.342

Antecipação de cartão de crédito

Fabiane Pereira

Fabiane Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 13:09

Prezados,

Boa tarde!

Estou com a seguinte dúvida. Como faço para contabilizar recebimentos antecipados referente às venda de efetuadas através de cartão de crédito?
Tem uma empresa que vende seus produtos e a maioria dos recebimentos são pelo cartão de crédito que os clientes passam, só que ele precisa de dinheiro e pede para a operadora de cartão de crédito uma antecipação. A operadora de cartão concede o valor, mas cobra uma taxa.

Minha dúvida é se devo contabilizar como se fosse “duplicatas descontadas”, sabe?

Obrigada!!!

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 13:22

Quando ocorre a venda por cartão de crédito:

D - Vendas com Cartão de Crédito a Receber (Ativo Circulante/Duplicatas a Receber)
C - Receita (Contas de Resultado)

Quando do recebimento antecipado:
D - Banco (Ativo Circulante/Disponiveis)
D - Despesas Financeiras (Contas de Resultado)
C - (-) Antecipação de Cartão de Credito (Ativo Circulante/Duplicatas a Receber - Conta redutora do Vendas com Cartão de Crédito a Receber)



Lembrando que a nomenclatura ou a alocação das contas podem mudar de empresa para empresa, esse foi só um exemplo, para você ter uma base.


Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Fabiane Pereira

Fabiane Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 14:46

Olá!

Bom, pelo o que estou entendendo é do mesmo jeito que as Duplicatas Descontadas, né? Eu abro uma conta redutora de “Clientes” ou “Vendas a Receber” e quando os créditos forem liberados de fato, baixo desta conta.

É isso mesmo?

Mais uma vez obrigada!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.