x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.353

lançamentos de icms subst. tributária

VALDIVINO PEREIRA DE SOUSA

Valdivino Pereira de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:40

O estado de goiás passou cobrar icms ret. p/subst.tributária de mercadoria do ramo de auto peças. No dia 31/05/2011, foi feito um inventário para apuração do icms retido p/subst. tributário relativo a esse estoque para pagamento em parcelas. A minha dúvida é sobre a provisão desse saldo de icms subst. tributária a pagar. Quais as contas devo debitar e creditar para chegar no saldo correto a pagar no razão?. Gostaria de contar com a ajuda dos colegas para esclarecer minha dúvida.

Parabens para o idealizador desta ferramenta. Ela é de grande valor para esclarecimentos das nossas duvidas. É assim que a nossa classe cresce e valoriza.

Um abraço

Valdivino Pereira de Sousa

Jônes Augusto L. da Cruz

Jônes Augusto L. da Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 31 dezembro 2011 | 13:53

Prezado Valdivino,

Segue abaixo as contas devidamente discriminadas:

D - Custo das Merc. Vendidas (CMV - Custo/Resultado)
C - Receita na Venda de Mercadorias (Resultado)
C- Icms ST a recolher s/ venda (Passivo Circulante)

Lembrando que para efeito gerencial este custo deverá ser repassado no valor da mercadoria.

Espero ter sido claro.

Atenciosamente,

Jônes Augusto
Contador
Porto Velho - RO

Jônes Augusto
Sócio/Contador
Futuro Assessoria Contábil
Porto Velho - RO
fabio henrique

Fabio Henrique

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 18:41

Ola, tenho uma empresa que presta serviços de coleta de residuos nao perigosos dentro do municipio, pode haver substituição tributaria para esse ramo, ja que o imposto esta sendo muito alto...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 19:41

Boa noite, Fabio Henrique


Por favor, procure esta informação na sala de "legislações estaduais e municipais", pois esta sala ("contabilidade em geral"), conforme o próprio nome diz, é destinada a discutir assuntos de contabilização de fatos, e não cálculo de tributos estaduais.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Amélia Luz

Amélia Luz

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 12:42

Boa Tarde !

Pessoal , dúvida urgente :

Ao transferir uma mecadoria da matriz para as filiais em outros estados eu pago o icms st atraves da GNRE. Quando a filial transferi essa mercadoria entre elas o imposto já morreu eu não destaco (são lojas varejistas) Quando as lojas fazem uma transferência para Matriz -SP estão enviando também sem o imposto, esta correto?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 13:42

Prezada Amélia Luz:


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

1 - Este site não é um serviço de consultoria gratuita para que na dúvida seja empregada a palavra "urgente"; se de fato for um assunto urgente é aconselhável recorrer a um profissional gabaritado para tanto, pois quando pagamos honorários temos todo o direito de exigir resposta com rapidez;

2 - Esta sala, de Contabilidade em Geral, serve para debater assuntos contábeis, e não o cálculo de ST e a incorrência ou não disto na transferência entre matriz e filial.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Amélia Luz

Amélia Luz

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 18:09

Boa Tarde!

Ricardo,

Desculpa pela forma como me expressei só estou com essa dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a esclarecer melhor essa situação

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.