x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.772

Escrituração Contábil de prédio em construção

MARLON PEREIRA DA SILVA

Marlon Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 18:37

Presto serviços contábeis para um grupo empresarial e me deparo com uma situação inusitada, qual seja:
O patriarca do grupo, juntamente com o filho optaram por abrir um novo ramo de negócio, no setor de hotelaria, fora constituída a empresa com capital inicial de R$ 120.000,00, sendo que 90% pertece ao patriarca e 10% ao filho.
Para as instalações fora adquirido um financiamento de longo prazo para a construção do prédio do hotel, a 1ª parcela ja fora liberada, e, em breve a 2ª parcela o será.
O problema é que o Terreno em que está sendo construído o prédio é de propriedade do patriarca, pessoa física.
Como devo contabilizar os materiais adquiridos para a construção, bem como a mão-de-obra empregada?
Em relação ao prédio pronto, o financiamento fora em nome da empresa, mas o terreno é da pessoa física, como efetuar o registro?

MARLON PEREIRA DA SILVA
CONTADOR: CRC-PI 006971/O-1
TWITTER: marlonpsl
FACEBOOK: marlonpsl
e-mail: [email protected]
Você que habita ao amparo do Altíssimo e vive à sombra do Onipotente diga a Javé: meu Refúgio, minha Fortaleza, meu Deus eu Confio em Ti!
José Renato Henriques Bezerra

José Renato Henriques Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 18:46

Boa tarde Marlon
"Como devo contabilizar os materiais adquiridos para a construção, bem como a mão-de-obra empregada?"
Como vc adiquiriu esses materiais por uma empresa do grupo empresarial e não pela nova em constituição, vc deve contabilizar em "IMOBILIZADO EM ANDAMENTO" no ATIVO.

"Em relação ao prédio pronto, o financiamento fora em nome da empresa, mas o terreno é da pessoa física, como efetuar o registro?"
Vc se refere ao registro contábil ou o registro na Prefeitura?

MARLON PEREIRA DA SILVA

Marlon Pereira da Silva

há 13 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 09:26

Caro José Renato,
Na realidade, aos dois, tanto contábil quanto na Prefeitura.´

MARLON PEREIRA DA SILVA
Você que habita ao amparo do Altíssimo e vive à sombra do Onipotente diga a Javé: meu Refúgio, minha Fortaleza, meu Deus eu Confio em Ti!
MARLON PEREIRA DA SILVA

Marlon Pereira da Silva

há 13 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 09:27

Os materiais estão sendo adquiridos pelo CNPJ do novo Empreendimento!

MARLON PEREIRA DA SILVA
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 10:01

Marlon,
Não há dúvida quanto aos lançamentos dos materiais de construção no ativo imóbilizado(construções em andamento), achei estranho um financiamento p/construção em nome da empresa e o terreno em nome da pessoa fisica, e se a pessoa fisica resolver vender tal imóvel. Eu entendo que o terreno teria que ser tansferido para o nome da empresa, e na hora de legalizar tal construção,(inss-reg.cartório etc.).

Foi só uma observação,

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
MARLON PEREIRA DA SILVA

Marlon Pereira da Silva

há 13 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 16:17

Também achei estranho a liberação do financiamento para Empresa com o terreno em nome do sócio majoritário (pessoa física).
Isso que tá queimando meus neurônios.

MARLON PEREIRA DA SILVA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.