x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.936

Variação Cambial

Patrícia Bueno

Patrícia Bueno

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 16:53

Boa tarde!

Estou com uma dúvida imensa em relação a Variação Cambial, tenho um cliente que a Matriz é na Suíça e a filial aqui no Brasil, porém tudo é importado da Matriz, mensalmente ocorre variações cambiais, tenho dificuldade nesse assunto e preciso de alguns esclarecimentos.

As variações cambiais em decorrência do pagamento deve ser contabilizado como custos (Importação) ou em Despesas?
Esta empresa é nosso cliente há 4 meses veio de outro escritório que fazia o lançamento de variação diferente do que aprendi.
Eles jogam as variações ativas e passivas tudo em Despesa, não aloca em Receitas FInanceiras...

O cliente está me fazendo vários questionamentos e não sei nem por onde começar a responder... Qual a forma correta que devo contabilizar, se possível me passem uma regrinha de lançamento.

Me ajudem, por favor! Help


Obrigada

Patrícia

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 10:45

Então tem que fazer os lançamentos normais de um processo de importação.
- Pagamento do Cambio antes do Embarque da mercadoria - lança como adiantamento a fornecedor estrangeiro valor total do cambio
- lançamento da Commercial Invoice vezes o valor de venda da moeda estrangeira do dia da fatura. D - Importação em Andamento (AC) C - Fornecedor Estrangeiro a pagar (PC)
- lançamento dos pagamentos de frete, seguro e outros conta Transitoria de Importação em Andamento (AC)
- Pagamento do Cambio Antes da Chegada da mercadoria ao Brasil, a diferença que der do Cambio com a Commercial Invoice fazer lançamento na conta de importação em andamento (AC)
- pagamento do Cambio depois da chegada da Mercadoria, ai sim lança Despesa ou Receita Cambial.

Está sendo feita a NF de Entrada?
Tenho algumas coisas aqui no excel que podem ajudar no controle da conta de Importação em Andamento, Adto de Fornecedores Estrangeiros e na conta Fornecedores Estrangeiros a pagar.
Mais duvidas?

Patrícia Bueno

Patrícia Bueno

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 11:03

Está sendo feita sim a NF de entrada, o problema é que peguei essa empresa no meio do caminho e pela sua explicação o ex contador estava fazendo de forma errada e eu continuei...rs

Me ajudou muitoo com suas explicações, mas poderia me passar as coisas que você tem em excel para me ajudar a controlar?! E no ano de 2012 farei da forma correta.


Muito obrigada pela sua atenção!

Patrícia

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 11:12

isso é normal, esse jeito de fazer é uma forma mais facil de fazer, sem ter que ficar controlando o saldo de 3 contas.
Qual o seu email para eu te mandar?
por nada... estou ajudando porque precisei muito de ajuda quando começei a trabalhar em uma empresa importadora, então sei como é...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.