Felipe Barros
Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática Pessoal, tenho algumas dúvidas.
Trabalho como PJ desenvolvendo Sistemas e recebo como tal uma média de 6.500 por mês. Desse valor eu pago o DAS (a empresa está no SIMPLES), o Contador e o GPS (meu Pro labore é de 1000, portanto o GPS é 110,00), e costumo depois de pagar isso mover o máximo de dinheiro possível para a Conta PF.
Todo mundo que trabalha comigo no mesmo jeito faz isso (até coloca o Pró-labore como menos que o meu, apenas 1 salário), mas meu Contador tem me colocado medo porque diz que eu preciso declarar esse dinheiro, uma vez que no IR eu declaro somente o valor de 1000 recebido da empresa e como é que posso comprovar gastos maiores do que isso. Ele diz que eu devo aumentar minha "retirada" (Pró-labore?).
1. A minha dúvida é como isso deve ser declarado no meu IRPF (lucro da empresa da qual sou sócio??);
2. Ou até mesmo se é errado transferir tanto dinheiro sem ser dentro do Pró-labore?? (Mas se for tudo pelo Pró-labore vou pagar uma fortuna de imposto);
3. Se eu juntar esse dinheiro na conta PF e comprar um imóvel, por exemplo, posso ser processado de alguma forma ou até mesmo ter de pagar algum tipo de imposto retroativo?
Me desculpem se as perguntas são básicas, mas é que eu não consegui encontrar uma local que me passasse as informações e me deixasse seguro delas e vi pessoas aqui no Fórum com dúvidas parecidas sendo sanadas.
Desde já agradeço.
Felipe Barros.