x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.255

Lançamento plano de contas

Diná Oliveira

Diná Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 16:59

Boa tarde pessoal,
Preciso de ajuda. Aqui na empresa estamos implantando um novo software. Eu fiquei responsável pela parte financeira, só que não estou conseguindo assimilar plano de contas e centro de custo. Por exemplo, aqui no sistema tenho a seguinte opção para o lançamento do plano de contas:
- Classificação
- Tipo (analítico ou sintético)
- Descrição
Já para o centro de custo eu tenho a opção:
- Código
- Nome
Despesas Administrativas, Despesas com Funcionários, etc é um centro de custo?
Material de consumo, material de limpeza, etc seria o plano de contas?
To hiper perdida não estou conseguindo dar inicio ao lançamento.
Por favor me ajudem!!!

Desde já agradeço.
Abcs, Diná

SOUZA

Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 dezembro 2011 | 01:20

Diná, essa classificação tipo analítico ou sintético, refere-se ao grau da conta, as contas sintéticas são as contas de primerio grau e podem ser divididas em várias sub-contas e não recebem lançamentos ou seja é como o Título. Ja as contas se segundo grau são as contas analíticas, as quais receberão lançamentos. Vamos ver um exemplo:

SINTÉTICA: BANCOS - Não recebem lançamentos são como os Títulos
ANALITICA: Banco Bradesco, Banco Brasil, CEF etc.. estas que recebem os lançamentos;

SINTÉTICA: CLIENTES - Não recebem lançamento
ANALÍTICAS: Sr. fulano de tal, sra. fulana de tal - recebem os lançamentos

SINTÉTICA: FORNECEDORES - Não recebem lançamento
ANALÍTICA: Madeiras Nobres, Martins, ETC - Recebem os lançamentos

Ja no centro de custo refere-se a cada departamento da empresa ou contas por grupo, por exemplo: CENTRO DE CUSTO ADMINISTRATIVO: Administração Geral, Administração de material, vendas, etc.. PESSOAL/RH: Salário, adicional, férias, décimo, tudo que se refere ao pessoal, CENTRO DE CUSTO PRODUTIVO: Tudo que se refere a produção... assim por diante.

PLANO DE CONTAS: O plano de contas é um grupo de contas, é uma matriz, neste plano é onde vai constar todas as contas a ser registrada na contabilidade, sugiro que peça orientação do contador da empresa sobre a elaboração do plano de contas pois este deve estar em conformidade com a atividade desenvolvida pela empresa para melhor escrituração.

Espero ter ajudado
até mais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.