x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 35.676

Como devo contabilizar CFOP 1915/5915

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 13:56


Olá Maria,


Seria importante a sua contabilização. Deve-se utilizar (ou criar) no grupo de Contas de Compensação (Ativa e Passiva), descrevendo essas contas (Remessa e Retorno) em específico. Quando a mercadoria retornar, basta inverter a contabilização inicial para zerá-la.


Att

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 12:17

Cara Maria de Lourdes,

As empresas devem contabilizar. Afinal de contas elas estão, em sua dependencias, com materiais que não lhe pertencem e isso tem que ser registrado. E, na pratica, temos uma obrigação para com o cliente, que nos entregou o material dele para conserto (em garantia ou não). Utilizo uma conta, dentro do grupo de estoques, de "estoques de terceiros em conserto", com a contra partida no passivo de "outras contas a pagar - estoques de terceiros em conserto". Os saldos das contas devem ter os mesmos valores.

Gerson Miranda

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 17:47

boa tarde,
Prefiro o uso das contas de compensão, pois a meu ver os bens recebidos em garantia não representam nem direito nem obrigação e sim uma posse. A obrigação legal neste momento do fornecedor é de consertar o material. Assim como não podemos também lançar os bens recebidos em demonstração, que é de propriedade de terceiros e que não está à disposição para venda. Pra mim o termo "estoque" representa produtos disponíveis para venda, mesmo que seja de terceiros.

Numa empresa com grande fluxo de garantias essas contas podem influenciar nos direitos e nas obrigações desnecessariamente, a meu ver.

atenc.

FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 18:00

Boa tarde!

Também acredito na contas de compensação, pois a simples entrada da mercadoria pra conserto nao necessáriamente irá gerar algo a receber, mesmo por que o contas a receber advem da prestação de serviço, ou mesmo da venda da mercadoria.

Romerio Teixeira

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.