x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 5.700

Microsiga AP10 (Totvs)

MARCELO CASTRO GARCIA

Marcelo Castro Garcia

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 16:48

Antes de qualquer coisa, obrigado pela atenção..

Estou trabalhando com o AP10 da microsiga no modulo de contabilidade e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

Ex.:
Tenho uma fatura de data 10/07/2011 no valor de R$ 16.000,00 e a mesma sofreu todas as retenções IRPJ/PIS/COFINS/CSLL e o recebimento da mesma foi feito em 2 datas distintas R$ 15.000,00 (valor bruto) em 20/10 e R$ 1.000,00 (valor bruto) em 10/11/2011.
O recebimento foi líquido nos dois casos (sofrendo as devidas retenções)

O correto é que os valores das retenções venham (importação do módulo financeiro para o contábil) proporcionais ao recebimento só que o sistemas importa no 1º pagamento o valor correto dos impostos e no segundo pagamento esta importando novamente o valor sobre o total da nota (Esta duplicando os impostos)

O Programador disse que o sistema não tem como lêr que já existe uma retenção parcial e por isso duplica.

Com vocês acontece esse tipo de coisa?

Só temos uma empresa que trabalhamos com o Microsiga que utilizamos remoto do cliente em nosso escritório utilizamos o Alterdata que funciona corretamente para tudo que precisamos por isso essa primeira pergunta de muitas.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 17:22

Marcelo,

Tenho apenas uma sugestão no qual você poderia ver com o seu programador. De que o sistema considerasse, para fins de retenção, o valor da nota e não os da parcela. Mesmo porque os impostos retidos deverão vencer no mês subsequente, independentemente do número de parcelas em que a despesa será paga.

Espero ter ajudado.

Abraço

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2011 | 11:31

Acredito que seu programador precisa atentar-se quanto alguns pagamentos, pois a ex. do IRRF ele deve ocorrer no pagamento ou na emissão do documento, a exemplo adiantamentos pagos ou creditados.

Seu sistema deve realizar padronizações, pois se não tiver realmente segurança na importação dele será melhor lançar manualmente para que nao ocorra contratempos na conciliação ou mesmo no calculo dos impostos.

Atentar-se que dependendo do dia em que ocorreu o fato gerador o tributo e recolhido dentro do mesmo mes da competencia.

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]
FRANCISCO ROMERIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO

Francisco Romerio Teixeira do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2011 | 11:37



Marcelo,

Deve-se observar caso o lançamento manual nao seja possivel o próprio progamador deve atentar que após configuraçao das retenções as mesmas nao sejam duplicadas.

Dica!

Tributos de 4,65% (PIS, COFINS, CSSL) reter pela soma dos valores de um mesmo CNPJ-Cliente (Mensal).

IRRF de 1,5% ou 1% pelo pagamento efetuado ou pelo lançamento da nota no sistema(o que ocorrer primeiro). Ve legislação, dependendo dos serviços prestados poder recolhimento ser quizenal...

Romerio Teixeira.
Tec. Contábil
Analista de Auditoria
[email protected]
MARCELO CASTRO GARCIA

Marcelo Castro Garcia

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 14:00

Francisco,

Antes de qualquer coisa obrigado pela atenção.

Quanto as retenções estamos de acordo com a legislação.

O problema esta justamente na importação de informações entre o financeiro e a contabilidade e é justamente esse o nosso questionamento pois eu tenho certeza que o erro esta com o programador e não no sistema. Por isso eu queria a posição de quem usa o Microsiga.

SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 15:26

Companheiro, vou usar o mesmo sistema , mas só a partir de janeiro/2012 que começa a implantação dos módulos, mas creio que conversaremos muito sobre o MICROSIGA, abraços

Walber Menezes

Walber Menezes

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Negócios
há 12 anos Sábado | 24 dezembro 2011 | 18:30

Olá Marcelo,

Sou parceiro de soluções da Totvs e posso lhe afirmar que o produto contempla sim.
Seu analista esta bem equivocado, é apenas uma questao de parametrização.
Todas as questões contábeis e fiscais funcionam atendendo a legislação vigente sem necessidade de customizar o sistema. Isso inclusive é uma das clausulas contratuais da Totvs.
Caso nao tenha resolvido o problema, envie seu email que enviarei documentação pertinente.

Feliz Natal!

Walber

EDNA PRUDENCIO

Edna Prudencio

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2011 | 09:08

Ola, amigos...
Entrei em uma empresa que usa o Protheus, e tenho algumas duvidas.
Uma delas e referente ao Adiantamento de Fornecedor.
Gostaria de saber como esse modulo controla esses adiantamentos?
Pelo que foi falado aqui na empresa o financeiro tem que contralar via planilha para não pagar o fornecedor em duplicidade.
Eu não acredito que um RP desse porte não fassa esse tipo de controle.
Alguem sabe me dizer como é feito na empresas de vcs?

Leonardo Barbosa de Morais

Leonardo Barbosa de Morais

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 19:54

Edna Prudencio,
Boa noite! Não sei se já resolveram o seu problema, mais a solução Totvs Protheus já contempla este controle de Pagamento Antecipado.

Quando realiza o pagamento antecipado, poderá realizar lançamento diretamente no financeiro em Contas a Pagar com o tipo do título igual a PA. O fornecedor envia a nota e se esta já estiver lançada temos dois titulos para o fornecedor, um como PA e outro como NF.

Para que realize a baixa no sistema dos dois títulos a Pagar é necessário realizar a Compensação de Contas a Pagar.

Desta forma será realizado a baixa dos dois títulos não deixando titulos em aberto para o Fornecedor e com isto não existe a necessidade de controle dos Pagamentos Antecipados fora do sistema.

Existem relatórios também que podem identificar os Pagamentos Antecipados em aberto.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida sobre Totvs Protheus estou a disposição.

Leonardo B.de Morais.

Leonardo B.de Morais
Skype: lbmorais
msn: [email protected]
https://www.lbeb.com.br
EBM SAP B
Consultoria Independente Totvs Microsiga.
SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 22:21

Leonardo , boa noite, será que seria muito perguntar para vc, como funciona as NATUREZAS FINANCEIRAS dentro do TOTVS e qual a relação disso com a contabilidade? Vc teria algum modelo como exemplo? Eu tenho que criar isso para a empresa e não estou sabendo por onde começar.A minha empresa é uma distribuidora de Produtos Medicos e fabrica também alguns itens, além de importar e exportar produtos tb.

Poderia me dá um auxilio nesse sentido?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:05

Prezado Sergio,

Basicamente as naturezas financeiras são responsaveis pelas retenções dos impostos realizada pelo financeiro, o direcionamento de suas respectivas contabilizações e envio das mesmas para o livro fiscal.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.