x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.314

Baixa de estoque - Empresa locação

andreia de morais sousa

Andreia de Morais Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 17:46

Boa tarde!
Somos uma empresa do ramo de locação de equipamentos de informática, adquirimos peças e suprimentos como uso e consumo para utilizar nos equipamentos locados.
Temos uma quantidade em estoque de itens sem giro cujos os equipamentos já estão fora de linha.
Como podemos fazer a baixa do estoque desses itens? Devemos emitir nota fiscal?
No objeto social não prevê a comercialização, sendo assim não podemos emitir nota como venda de sucata.
Se algum puder me orientar dentro da legislação eu agradeço.

andreia de morais sousa

Andreia de Morais Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 08:36

Bom dia, Wellington!
Esses itens são peças e suprimentos utilizados nos equipamentos, não foram ativados na entrada os mesmos foram adquiridos como uso e consumo.
Já existe este procedimento de vender os equipamentos com CFOP 5.551, porém estamos com esse problema para baixar do estoque esses itens de uso e consumo.

Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 08:57

Uma pergunta... se esse material foi comprado como uso e consumo já não foi contabilizado diretamente como despesa ?
Se sim não há porque a baixa no estoque, já que não há um estoque escriturado, e todo empresa pode gerar residuos que não necessariamente precisam ser descartados com lixo.


Só fica a duvida da questão da venda já que não é objeto social, que não tenho conhecimento, porém como toda empresa pode gerar residuos acredito que não há impedimento.


Wellington.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.