x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 22.481

Como lançar o Ativo comprado em nome do socio

VANESSA ROCHA

Vanessa Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 13:47

Boa-Tarde,Senhores!

Estou com uma dúvida cruel em como lançar na contabilidade aquisição do ar condicionado para ser utilizado na empresa, porém a DANFE está em nome do Sócio.
No extrato a empresa está reembolsando o sócio.
Posso registrar esse ativo ou terei que lançar apenas o valor do reembolso como lucro distribuído.
Agradeço muito pela ajuda!

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 15:40

boa tarde,
Registrando esse bem no imobilizado com nota em nome do sócio você estará infringindo o princípio contabil da Entidade, além de estar apropriando indevidamente despesa que não está legalmente em nome da empresa.
Sugiro que não seja lançado ou que o socio venda este ar condicionado para a empresa. Basta a sua empresa emitir uma nota fiscal de CFOP de entrada de compra de bem usado.
Se tiver mais alguma duvida, basta postar.

Atenc.

VANESSA ROCHA

Vanessa Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 16:34

Boa-Tarde,

Optando em não lançar esse Ativo, posso contabilizar esse reembolso ao sócio como antecipação de lucro distribuído.

E como eu faria essa NF.de Venda?

Agradeço pela atenção!

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 16:49

boa tarde,
Não deveria reembolsar porque a nota fiscal está em nome do sócio. o Reembolso como distribuição de lucro também nao faz sentido, pois esse lucro já pertence ao sócio e, portanto, ele não está sendo reembolsado.
A nota que citei não é de venda e sim de compra, pois a pessoa fisica (socio) nao emite nota.
CFOP- 1551 - Compra de Bem para o ativo imobilizado
Fornecedor: sócio
Valor: valor da nota que está em nome do sócio.

Com esta nota vc fará um pagamento ao sócio o valor do arcondicionado e dará entrada do bem no ativo imobilizado.

Atenc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.