x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.357

locação de ativo

LUCIANO ANDRE TOME

Luciano Andre Tome

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 09:40

Bom dia a todos.

Gostaria de fazer uma confirmação e se ha outra forma de realizar este procedimento gostaria de informações. bem vamos la então.
Tenho um cliente, um posto de Combustivel, este meu cliente comprou uma maquina retroescavadeira, ele não tem como objetivo locação de maquinas. o sócio deste posto tem outra empresa, uma empresa de terraplanagem, ele quer pegar esta maquina e colocar para trabalhar nesta empresa. a maquina esta financiada, e a empresa de terraplanagem não tem condições de comprar esta maquina.
bem, a solução então é fazer uma alteração contratual no posto de combustivel para que ele possa locar a maquina com nota fiscal contrato tudo certo, porem o sócio da empresa é relutante dizendo que a maquina é dele e ele não vai ficar fazendo alteração para locar um equipamento dele para ele mesmo. o que posso fazer um simples contrato e recibos?
fico grato pela atenção e ajuda.

Enéas Nunes dos Santos

Enéas Nunes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 11:18

Bom dia Luciano

Esta pergunta é muito boa, inclusive já fiz nesse forum e ninguém respondeu, pois pego várias Nfs de fornecedores que locam máquinas para o cliente, cujo objeto social nada tem a ver com locações. Perguntei para contadores e depto fiscal como procedo nesse caso, a maioria não dão respostas exatas, apenas o que me disseram foi, "veja o cadastro da empresa na prefeitura" (para saber se há objeto social como locação), outros dizem que está errado, mas respondem que o problema é do fornecedor... Pois nesse seu caso que é o fornecedor, eu acho que o correto é alterar a razão social do posto de gasolina, mas para isso, infelizmente você terá que convencer esse sócio da empresa.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 12:54

Bom dia,

O correto realmente é fazer a alteração no contrato social da empresa, sendo neste caso que o dono da empresa não esta disposto a fazê-lo. Diante disso, você necessita demonstrar a ele que apesar de ambas as empresas serem de suas propriedades, legalmente são instituições distintas e qualquer tipo de transação entre elas precisa ser documentado conforme a legislação. A situação que foi citada (fazer um simples contrato e recibos) não esta totalmente correta, para a empresa que será o locador não tem problemas, mais para a empresa locatária pode sofre atuação por esta exercendo serviços que não esta habilidade.

Sugiro que tente novamente convencer os sócios a alterar o contrato, caso contrario, os alerte sobre o perigo existe a outra solução que você tem em mãos.

At.
Marcos Vinicius

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 15:12

Boa tarde Luciano,
Não há problema no posto de gasolina locar esta máquina, assim como não teria também nenhum problema este posto de gasolina alugar para terceiros um eventual imóvel que não esteja usando. Estas atividades são consideradas na contabilidade como "receitas não operacionais", exatamente por não pertencerem à atividade principal da empresa. Deverá ser emitida a nota fiscal em favor do locador da maquina com o codigo do serviço do seu município sem incidencia do IRRF por se tratar de locação de pessoa jurídica. Haverá incidencia de Pis e Cofins como "receitas não operacionais".
Faça o contrato de locação estabelecendo "locação da máquina xxxx adquirida para uso".
Deverá ser analisada a questão da depreciação do bem locado.

Espero ter ajudado.

arnaldo jose viana cohim

Arnaldo Jose Viana Cohim

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Fazenda
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 23:02

Olá pessoal. Um cliente me procurou querendo abrir uma empresa PATRIMONIAL, colocando todos os seus imoveis para locação. Na emprsa terá como socios seus filhos. É vantagem para ele abrir essa empresa, ou continuar alugando como pessoa fisica? Como será sua tributação caso abra essa PATRIMONIAL? Colocando seus imoveis na empresa, terá que pagar o ITBI, ja que estes terão uma destinação(nesse caso locação)?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.