x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.529

Emissão de Nota de Entrada

giovanni stiwes santos silva

Giovanni Stiwes Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 14:29

Minha dúvida é quando há a necessidade de emitir uma nota de entrada?

Hoje eu emito uma nota de entrada quando a devolução de mercadoria pela ecf.

Mas me falaram, que tenho que emitir sempre que compro mercadoria, para aparecer os registros no sped e sintegra. Se for, eu uso nfe (então toda nota que recebo tenho que enviar para a receita como nota de entrada?)

Tambem emitia nf entrada quando compro de alguem que nao pode emitir nota. (é correto?)

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 18:57

Bem, acredito que tenham se equivocado quanto a explicação de você emitir nota quando comprar de um contribuinte, pois bem, tentarei explicar de maneira esclarecedora. Quando você realiza uma venda através de ECF fica evidente que é para consumidor final, ou seja, pessoa física em sua maioria. Logo, se há uma devolução desta venda, é sim você que deverá emitir a nota de entrada correspondente a esta devolução. No caso de informes ao estado, caso sua empresa não seja do Simples, você informará suas entradas através das obrigações acessórias, tal com a GIA por exemplo, logo, é lógico que quando você compra de P.J você não tem a necessidade de emitir uma nota própria de entrada para validar a sua compra.
Quanto a emissão de nota própria de entrada, só para constar de maneira resumida, você terá a obrigatoriedade de emitir nota própria a titulo de entrada, quando o cliente (pessoa fiscica ou juridica que não tiver inscrição estadual). Caso tenha, é ele quem deverá emitir a nota de devolução

giovanni stiwes santos silva

Giovanni Stiwes Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 20:59

So mais uma duvida, quando compro mercadoria vem a nfe, dou entrada no meu sistema através do modulo nota de entrada (nao emito nfe, so digito no meu sistema para dar entrada no estoque e ficar registrado), mas esta nota de entrada mesmo sem ter gerado nfe ou impresso, ela sai no C100 do sped.

É correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.