x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 837

Terezinha Ramos

Terezinha Ramos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2012 | 16:19

Boa tarde!

Estou com um caso curioso, gostaria de saber se já aconteceu isso com alguém e como resolveram:

Lancei as notas de entrada do meu cliente Joãozinho, o fornecedor dele chamado Pedrinho emitiu 3 notas (nota 1 R$ 10,00 - nota 2 R$ 15,00 - nota 3 valor R$ 5,00) todas no mesmo dia e todas a prazo, porém... quando fui pagar a duplicata, vi que... o valor estava somado, ou seja, ao invés de ter 3 duplicadas (uma pra casa nota, já que tinha sido emitido 3 notas) havia apenas uma duplicata com valor total das 3 notas... R$ 30,00 e agora, o que eu faço?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2012 | 16:48

Boa tarde Terezinha,


Nada impede que em apenas 1 duplicata, seja condensado várias Notas Fiscais.

Atualmente, devido aos altos valores cobrados pelos bancos para efetivarem a cobrança (cobrança bancaria), muitos comerciantes juntam as Notas Fiscais em uma única duplicata para economizar custos com este tipo de tarifa.


Assim sendo, para dar baixa no Fornecedor, deve efetuar o seguinte lançamento:



Débito : Fornecedores (PC)

Crédito : Caixa ou Bancos (AC)

Valor R$ 30,00.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Terezinha Ramos

Terezinha Ramos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 10:54

Eu não entendi! Afinal na resposta acima diz "Nada impede que em apenas 1 duplicata, seja condensado várias Notas Fiscais." mas também diz: "Assim sendo, para dar baixa no Fornecedor, deve efetuar o seguinte lançamento." e não os seguintes lançamentos e agora???

Faço apenas um lançamento no valor total?
Débito : Fornecedores (PC)
Crédito : Caixa ou Bancos (AC)
Valor R$ 30,00.

Ou faço 3 lançamentos?
Débito : Fornecedores (PC)
Crédito : Caixa ou Bancos (AC)
Valor R$ 10,00.

Débito : Fornecedores (PC)
Crédito : Caixa ou Bancos (AC)
Valor R$ 15,00.

Débito : Fornecedores (PC)
Crédito : Caixa ou Bancos (AC)
Valor R$ 5,00.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:05

Bom dia Terezinha,


As Notas Fiscais devem ser contabilizadas uma a uma.

Já a baixa do pagamento pela duplicata, no seu exemplo, como a duplicata é no valor de R$ 30,00 sera apenas um lançamento.


Débito : Fornecedores (PC)

Crédito : Caixa ou Bancos (AC)

Valor R$ 30,00.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.